Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5967
Title: "Cajazeiras, a cidade que ensinou a Paraíba a ler": as contribuições da história de vida de professoras católicas.
Other Titles: "Cajazeiras, the city that taught Paraíba to read": the contributions of the life story of Catholic teachers.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Andréa Pereira do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Israel Soares de.
Keywords: História educacional - Cajazeiras-PB;História educacional - Paraíba;Educação;Professoras católicas;Educational History - Cajazeiras-PB;Educational History - Paraíba;Education;Catholic teachers
Issue Date: 26-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, André Pereira do."Cajazeiras, a cidade que ensinou a Paraíba a ler": as contribuições da história de vida de professoras católicas. 2018. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve a pretensão de analisar a história educacional de Cajazeiras/PB a partir da fala de professoras católicas, buscando entender o papel social dessas pessoas na formação educacional da região e reescrever a história oficial tentando identificar os “silêncios” da história contada e desconstruir as “verdades” conformadas. Tal objetivo parte de uma inquietação acerca de como a história dessa cidade é contada. Cajazeiras, localizada no alto sertão da Paraíba, é bem conhecida pelo valor educacional nela existente. Voltando um pouco na sua história, podemos observar grandes contribuições de educadores ligados à igreja católica, entre eles, o principal e considerado fundador da cidade: Padre Rolim. Porém, não podemos deixar de lado a existência de outros personagens que também forneceram suas contribuições. Por esse motivo, o trabalho se baseia em fontes como Burke (2005), Vidal (2005) e Sharpe (1992), que trazem contribuições acerca da escrita da história, além de Sousa (2018); Leitão (2000); Cunha (2000); Pires (1991), entre outros, que escrevem acerca da história da cidade de Cajazeiras. Foi utilizada, portanto, a abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo-explicativo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras católicas da região estudada. O estudo possibilitou recontar a história educacional da cidade, a partir das memórias das professoras, que trouxeram novos fatos advindos de suas realidades particulares com a educação da região e novos olhares acerca dessa história.
Abstract: This work had the pretension to analyze the educational history of Cajazeiras- PB from the Catholic Teachers‟ speech, aiming to understand these people‟s social role in the educational formation of the region and rewrite the official history trying to identify the “silences” of the story that has been told and deconstruct the conformed “truth”. Such an objective starts from a restlessness about how the history of this city is told. Cajazeiras, located in the sertão of Paraíba, is well known for its educational value. Back in the history, we can notice educators‟ great contributions from Catholic Church, among them, the main and considerated the city founder: Padre Rolim. However, we cannot put aside other people‟s existence who also provided their contributions. For this reason, the work is based on sources such as Burke (2005), Vidal (2005) and Sharpe (1992), that bring contributions about writing history, also Sousa (2018); Leitão (2000); Cunha (2000); Pires (1991), among others, that wrote about the City history of Cajazeiras. Therefore, we used qualitative approach and exploratory, descriptive research, with semistructured interview as data collect instrument, we interviewed two Catholic teachers from the region. The study made the educational history of the city recounting possible, starting from the teachers‟ memories, which brought new facts arising their particular realities with this region education and new perspectives about the history.
Keywords: História educacional - Cajazeiras-PB
História educacional - Paraíba
Educação
Professoras católicas
Educational History - Cajazeiras-PB
Educational History - Paraíba
Education
Catholic teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5967
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA PEREIRA DO NASCIMENTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfAndréa Pereira do Nascimento. Monografia Pedagogia. CFP 2018.845.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.