Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5969
Title: O uso da geometria no cotidiano do campo.
Other Titles: The use of geometry in the daily life of the field.
???metadata.dc.creator???: AIRES, Fleberson Saraiva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENEZES, Marcus Bessa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Educação do Campo;Ensino de geometria;Geometria - contextualizada;Field education  ;Geometry teaching  ;Geometry - contextualized;Educação matemática
Issue Date: 16-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AIRES, Fleberson saraiva. O uso da geometria no cotidiano do campo. 2014. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5969
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho faz uma abordagem sobre o uso da contextualização da geometria plana e espacial em escolas do campo para o ensino da matemática em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Maracajá, localizada na cidade de São José dos Cordeiros, Paraíba. Utilizamos formas e desenho que se encontram no campo, onde os alunos posam visualizar essas formas no seu próprio cotidiano, para identificação e cálculos das mesmas de forma contextualizada. Pretendemos também buscar despertar o desenvolvimento de novas metodologias para os professores, como alternativa inovadora, e que possa despertar o melhor aprendizado dos alunos, da geometria plana e espacial. Pretendemos com essa pesquisa, promover a motivação, o interesse e a uma nova possibilidade de metodologia a ser utilizada por professores, para que possam despertar também a motivação, o interesse, a curiosidade e a vontade de aprender dos alunos. Enfim, vamos trabalhar os conteúdos da geometria plana e espacial a partir de formas encontradas no cotidiano dos alunos do campo, contextualizando os conteúdos matemáticos, buscando identificar se os alunos se mostrarão mais interessados pelo conteúdo. Este trabalho pode ser aplicado em turmas de educação do campo do ensino fundamental e médio, pois sugere alguns fatores relevantes na aprendizagem da geometria de forma significativa e agradável, buscando um ensino de melhor qualidade para os alunos do campo. Partimos de uma metodologia própria, onde elaboramos dois questionários diferentes, um contendo questões contextualizadas, e outro com questões sem contextualização, para assim analisarmos os resultados posteriormente. Após nossa pesquisa os resultados obtidos foram justamente o oposto do que imaginávamos, pois partimos da premissa de que o questionário contextualizado obtivesse um maior número de acertos do que o questionário sem contextualização, o que não aconteceu. O questionário sem contextualização obteve um maior número de acerto do que o contextualizado.
Abstract: This work of completion is an approach to the use of contextualization of flat spacetime geometry in the field schools for teaching math in a State School of Education Elementary and Secondary Bartholomew Maracajá , located in São José dos Lambs Paraíba .We use forms and design found in the field where students pose view these forms in their own daily lives , and to identify the same calculations in context .We also intend to seek awakening the development of new methodologies for teachers as innovative alternative , and that can bring out the best student learning , and spatial geometry of the flat. We aim with this research, promote motivation, interest and the possibility of a new methodology to be used by teachers , so that they may arouse motivation, interest , curiosity and willingness to learn from students. Anyway, let's work out the contents of the flat space from forms found in the daily lives of students of the field geometry, contextualizing the mathematical contents in order to identify whether students will prove more interested in the content. This work can be applied to groups of rural education in elementary and secondary education , it suggests some relevant factors in the learning meaningful and enjoyable geometry , seeking a better quality teaching for students of the field . We start from a unique methodology where we prepared two different questionnaires , one containing contextual issues , and other issues without context , so as to analyze the results later. After our research the results were just the opposite than we thought, because we start from the premise that the questionnaire contextualized obtained a more correct than no contextualization questionnaire , which did not happen . The questionnaire obtained contextualization without a greater number of correct answers than contextualized .
Keywords: Educação do Campo
Ensino de geometria
Geometria - contextualizada
Field education  
Geometry teaching  
Geometry - contextualized
Educação matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5969
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLEBERSON SARAIVA AIRES - TCC LECAMPO 2014.pdfFleberson Saraiva Aires - TCC LECAMPO 2014455.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.