Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5970
Title: Educação Física escolar: a prática didático-pedagógica de docentes da rede pública do município de Sumé/PB.
Other Titles: School Physical Education: the didactic-pedagogical practice of public school teachers in the city of Sumé / PB.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Adevanildo Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
Keywords: Educação física;Relação professor-aluno;Ações educacionais;Teacher-student relationship  ;Educational actions
Issue Date: 27-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Adevanildo Gomes. Educação Física escolar: a prática didático-pedagógica de docentes da rede pública do município de Sumé/PB. 2013. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5970
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a área da Educação Física Escolar quanto ao sentido educativo na prática de atividades físicas nas aulas de Educação Física realizadas na rede pública do município de Sumé/PB. A pesquisa proporcionou um olhar para a prática pedagógica de docentes que lecionam a área de conhecimento ligado ao corpo humano e saúde durante as aulas de Educação Física Escolar, no que tange a relação professor-aluno e a ação para a didática na teoria/prática, para disso, prosseguindo com uma pesquisa de campo sobre a prática docente em Educação Física nas escolas da rede pública do municipal. Os resultados apontaram para o direcionamento de novas metodologias de ensino aos professores, onde os mesmos acompanham o aspecto físico-motor, mental e emocional dos discentes durante as aulas, voltado para o desenvolvimento de ações educacionais para a Educação Física Escolar.
Abstract: The current work has the objective to make a reflection to the Physical Education area, in the educative meaning, on the practice of in-class physical activities performed in public schools in the city of Sumé, PB. The research provided a vision of the pedagogical practice of teachers who teach the knowledge area associated to the human body and health during Physical Education classes, when it comes to teacher-student relationship, and the action of teaching in theory/practice, proceeding then to a field research about teaching practice of Physical Education in the public schools of the city. Results pointed to the direction of new teaching methodologies to teachers, where they follow the physical-motor, mental and emotional aspects of the students during class, aimed at the development of educational actions for Physical Education.
Keywords: Educação física
Relação professor-aluno
Ações educacionais
Teacher-student relationship  
Educational actions
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5970
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADEVANILDO GOMES SOUZA - TCC LECAMPO 2013.pdfAdevanildo Gomes Souza - TCC LECAMPO 2013210.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.