Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5971
Title: As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental.
Other Titles: The contributions of games to mathematics education in the 5th grade of elementary school.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Samanta Dias do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Joseane Abílio.
Keywords: Ensino de matemática;Jogos;Ensino-aprendizagem;Ensino fundamental;Math teaching;Games;Teaching-learning;Elementary School;Educação matemática
Issue Date: 31-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Samanta Dias do. As contribuições dos jogos na educação matemática no 5º ano do ensino fundamental. 2018. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objeto de estudo, as contribuições dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Objetivando analisar as concepções de jogos que o/a professor/a do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal pública têm para o ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Trazendo como problema central da pesquisa: Qual/is a/s concepção/ões que os/as professores/as têm de jogos e se utilizam desta ferramenta pedagógica nas aulas de Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Santa Helena – PB? Para tanto, a pesquisa se caracterizou predominantemente qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo, tendo a observação e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, que foram aplicadas para duas professoras no 5° ano do Ensino Fundamental, da escola pesquisada. Posteriormente, os dados foram examinados a partir da análise de conteúdo, sendo observáveis as contribuições dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da Educação Matemática. Os resultados da pesquisa ainda revelam momentos restritos em relação à utilização dos jogos como recurso metodológico quanto à prática pedagógica das professoras participantes.
Abstract: The presente work it has as study object, the games contributions in the process of teaching- learning of Math Education. Aiming to analyse the games conceptions that the teacher of 5th grade of a public school in the municipal network has to the teaching-learning of Math Education. Bringing as main problem of the search what/ which are the conseption/s that the teacher/s has/have of games and if they use this pedagogic tool in the Math classes in the 5th grade of Elementary School of a public school in the municipal network of Santa Helena-PB? Therefore, the search was predominantly qualitative, by means of a camp search, having the observation and the semi structured interview as instrumento of data colection, that were applied to two teachers of 5th grade of Elementary School of the researched school. Posteriorly, the data were encamined from a contente analysis, being obserbable the games contributions in the processo of teaching-learning of Math Education. The search results still reveal restricted moments with regard to the use of games of methodological resource regarding the pedagogical practice of the participating teachers.
Keywords: Ensino de matemática
Jogos
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
Math teaching
Games
Teaching-learning
Elementary School
Educação matemática
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5971
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMANTA DIAS DO NASCIMENTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfSamanta Dias do Nascimento. Monografia Pedagogia. CFP 2018.451.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.