Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972
Title: O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.
Other Titles: The role of management in the pedagogical organization of a municipal education unit in Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Ana Cláudia Galdino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ATAÍDE, José Irelânio Leite de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
Keywords: Gestão;Fazer pedagógico;Organização;Participação;Planejamento escolar;Management  ;Pedagogical  ;Organization  ;Participation  ;School planning
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Ana Cláudia Galdino. O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB. 2013. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Roberto Leal (nome fictício), localizada no Centro S/N, município de Sumé-PB. Para organizar nossa abordagem nos respaldamos em teóricos na área da gestão.No período de dois (02) meses realizamos a pesquisa com o objetivo de analisar o papel da gestão escolar na organização, desenvolvimento e participação nas atividades que envolvem o fazer pedagógico da escola, buscando para tanto, identificar as contribuições do gestor na parceria com a coordenação pedagógica para realizar a gestão de uma escola da zona urbana, mas, que atende a uma grande porcentagem de educandos oriundos da zona rural. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, onde utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista. A análise dos dados foram sistematizadas por categorias prévias selecionadas, as quais foram: Participação na sistematização de projetos pedagógicos; Organização das atividades entre outras tarefas do fazer pedagógico da escola; e por fim, relação do gestor e coordenação pedagógica no que compreende a parceria na execução do fazer escolar. A partir dos resultados verificamos que o fazer pedagógico do gestor na organização para que as tarefas escolares aconteçam com êxito, sempre se dispondo a ser ajudada no que diz respeito à gestão escolar, seja de uma reunião, de um atendimento aos pais até mesmo nos maiores eventos que a escola realiza, assim aprendemos muito com essa forma de direcionar os trabalhos da escola, de forma que todos agindo assim possibilitam para que os demais participem e construam suas reflexões e percepções sobre a maneira organizacional com uma gestão participativa, consequentemente, democrática. Sendo assim, consideramos que este estudo possibilitou conhecer a realidade em que se encontra inserido o gestor escolar, sobretudo no que diz respeito a sua participação no desenvolvimento e organização e do trabalho pedagógico. Mais ainda, acreditamos em possibilidades de continuidade de estudos dessa natureza para discutir a gestão das escolas do Cariri Paraibano.
Abstract: This work was developed in the Municipal Unity of Education Roberto Leal, located at downtown in the city of Sumé, Paraíba, Brazil. To our approach organization we were supported by renowned theoreticals, during the period of two (2) months in loco, with the finality of analyzing the function of the school management in the organization, development and participation on the activities that envolves the pedagogical practice of the school, in the pursuit of identifying the contributions of the manager in the framework of the pedagogical activities and the relationship of this professional with the pedagogical coordination of a school in the city, but also attending to a large percentage of students coming from countryside. The methodology sought verifying the participation of the school manager during the moments of planning with the pedagogical team of the school; Identify the contributions of the manager with the pedagogical coordination during the systematization of projects, activities organization, and also another tasks on the pedagogical practice of the school; knowing how the relationship between the manager and the pedagogical coordination with the partnership on the implementation of the school‟s pedagogy. The analysis where systematized by previous categories, and it was: Participation in the pedagogical projects‟ systematization; Organization of activities and another tasks of the pedagogical practices, and finally, the relationship between the manager and the pedagogical coordination, comprising the partnership in the implementing of the school.
Keywords: Gestão
Fazer pedagógico
Organização
Participação
Planejamento escolar
Management  
Pedagogical  
Organization  
Participation  
School planning
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CLÁUDIA GALDINO LEITE - TCC LECAMPO 2013.pdfAna Cláudia Galdino Leite - TCC LECAMPO 2013235.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.