Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973
Title: A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB.
Other Titles: The management of the multi - serial rural schools in the city of Sumé - PB.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Aurinete de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
Keywords: Educação do Campo;Organização e gestão escolar;Escola do Campo;Dramaturgia paraibana;Sala de aula multisseriada;Field education  ;School organization and management  ;Country school  ;Paraíba playwriting  ;Multigrade classroom
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Aurinete de Melo. A gestão das escolas multisseriadas do campo no Município de Sumé - PB. 2013. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo referenciada em pressupostos teóricos relacionados à gestão escolar do campo, e por sua vez, nosso objeto de estudo retrata a realidade vivenciada por este tipo de gestão. Para tanto, tomamos como referência para análise a escola Municipal Arnaldo Tavares, situada na zona rural do município de Sumé/PB, cujo sistema de ensino se faz em salas multisseriadas e a professora acumula também a função de gestora. A análise do trabalho se baseia em coletas de dados presenciais em sala de aula, bem como na entrevista com a própria professora. Neste sentido, é elencada uma série de problemas que as escolas do campo hoje enfrentam. Tais como: falta de uma equipe de gestão escolar, com diretores, secretários e coordenação pedagógica das escolas, o que impossibilita que tenha mais tempo para as tarefas especifica da docência, como: planejamento, elaboração de material didático e acompanhamento individualizado. O pouco espaço físico e mal utilizado nas escolas com salas multisseriadas recebem alunos de faixa etária diferentes, ocasionando dispersões e pouca concentração da turma etc. O trabalho está dividido em três capítulos que apresentam os objetivos, descrição do campo da pesquisa, embasamentos teóricos relacionados com as análises do material pesquisado e os resultados obtidos. Consideramos que este trabalho traz contribuições para refletir sobre a gestão escolar do campo considerando a qualidade das turmas multisseriadas.
Abstract: The present paper is the result of a field research referenced in theoretical premises related to school management in the countryside, and on the other hand, our object of study portrays the reality lived by this kind of management. For that, we have taken as a reference to the analysis the Municipal School Arnaldo Tavares, located in the rural area in the city of Sumé/PB, whose teaching system is made in multi-year classes and the teacher also accumulates the function of manager. The analysis of the work is based on presential data collections in the classroom, as well as on the interview with the teacher herself. In this sense, is listed a series of problems that the countryside schools face nowadays. Such as: lack of a school management team, with directors, secretaries and pedagogical coordination of the schools, which makes it impossible to have more time for the specific teaching tasks, as: planning, elaboration of didactic material and individualized monitoring. The little and misused physical space in the schools withmulti-year classes receive students from different ages, leading to dispersions and low concentration of class etc. The study is divided into three chapters that present the objectives, description of the research field, theoretical grounds related to the analysis of the researched material and the obtained results. We consider that this paper brings contributions on reflecting about the Countryside school management considering the quality of the multi-year classes.
Keywords: Educação do Campo
Organização e gestão escolar
Escola do Campo
Dramaturgia paraibana
Sala de aula multisseriada
Field education  
School organization and management  
Country school  
Paraíba playwriting  
Multigrade classroom
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5973
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AURINETE DE MELO ARAÚJO - TCC LECAMPO 2013.pdfAurinete de Melo Araújo - TCC LECAMPO 2013299.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.