Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5974
Title: | Maria Roupa de Palha : Um texto dramático para se ler na escola do campo. |
Other Titles: | Maria Straw Clothes: A dramatic text to read at the country school. |
???metadata.dc.creator???: | SIQUEIRA, Bruna Mikaele Braz de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ANDRADE, Valéria. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CUNHA, Duílio. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | GOMES, Almir Anacleto de Araújo |
Keywords: | Leitura literária;Texto dramático;Teatro e educação;Educação do Campo;Literary reading ;Dramatic text ;Theater and education ;Field education |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SIQUEIRA, Bruna Mikaele Braz de. Maria Roupa de Palha : Um texto dramático para se ler na escola do campo. 2013. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5974 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a necessidade de se promover a prática da leitura literária no espaço escolar do campo a partir de uma perspectiva contextualizada. Em torno disso, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto à Escola do Assentamento Rural Mandacaru, localizado no município de Sumé-PB, tendo como foco um gênero literário praticamente desconhecido de crianças em idade escolar matriculadas em escolas de Ensino Fundamental da rede pública. Foi escolhido o texto “Maria Roupa de Palha”, de autoria da dramaturga Lourdes Ramalho, em especial por se tratar de uma reescrita de várias narrativas populares, entre as quais “Cinderela”, ''Maria Tá riquinha", "Maria- cara –de- pau", retomadas pela autora em uma perspectiva que dialoga com o contexto sociocultural da região Nordeste. |
???metadata.dc.description.resumen???: | El objetivo de esta pesquisa es reflexionar acerca de la necesidad de promoverse la práctica de la lectura literaria en el espacio escolar del campo a partir de una perspectiva contextualizada. En consecuencia, fue desarrollada una experiencia de lectura junto a la Escola do Assentamento Rural Mandacaru, ubicada en la ciudad de Sumé-PB, teniendo como foco un género literario prácticamente desconocido a los niños en edad escolar matriculadas en escuelas de enseñanza fundamental de la red pública. Fue elegido el texto “Maria Roupa de Palha”, de autoría de la dramaturga Lourdes Ramalho, en especial por tratarse de una reescritura de varias narrativas populares, entre las cuales “Cinderela”, “Maria Tá riquinha”, “Maria-cara-de-pau” retomadas por la autora en una perspectiva que dialoga con el contexto sociocultural de la región Nordeste. |
Keywords: | Leitura literária Texto dramático Teatro e educação Educação do Campo Literary reading Dramatic text Theater and education Field education |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5974 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUNA MIKAELE BRAZ DE SIQUEIRA - TCC LECAMPO 2013.pdf | Bruna Mikaele Braz de Siqueira - TCC LECAMPO 2013 | 882.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.