Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSIQUEIRA, B. M. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1127932091105964pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Valéria.-
dc.contributor.advisor1IDANDRADE, V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5509137180497366pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Duílio.-
dc.contributor.referee2GOMES, Almir Anacleto de Araújo-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.siqueira-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é refletir sobre a necessidade de se promover a prática da leitura literária no espaço escolar do campo a partir de uma perspectiva contextualizada. Em torno disso, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto à Escola do Assentamento Rural Mandacaru, localizado no município de Sumé-PB, tendo como foco um gênero literário praticamente desconhecido de crianças em idade escolar matriculadas em escolas de Ensino Fundamental da rede pública. Foi escolhido o texto “Maria Roupa de Palha”, de autoria da dramaturga Lourdes Ramalho, em especial por se tratar de uma reescrita de várias narrativas populares, entre as quais “Cinderela”, ''Maria Tá riquinha", "Maria- cara –de- pau", retomadas pela autora em uma perspectiva que dialoga com o contexto sociocultural da região Nordeste.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleMaria Roupa de Palha : Um texto dramático para se ler na escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5974-
dc.date.accessioned2019-08-19T14:36:55Z-
dc.date.available2019-08-19-
dc.date.available2019-08-19T14:36:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectTexto dramáticopt_BR
dc.subjectTeatro e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectLiterary reading  pt_BR
dc.subjectDramatic text  pt_BR
dc.subjectTheater and education  pt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIQUEIRA, Bruna Mikaele Braz de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMaria Straw Clothes: A dramatic text to read at the country school.pt_BR
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Bruna Mikaele Braz de. Maria Roupa de Palha : Um texto dramático para se ler na escola do campo. 2013. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5974pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de esta pesquisa es reflexionar acerca de la necesidad de promoverse la práctica de la lectura literaria en el espacio escolar del campo a partir de una perspectiva contextualizada. En consecuencia, fue desarrollada una experiencia de lectura junto a la Escola do Assentamento Rural Mandacaru, ubicada en la ciudad de Sumé-PB, teniendo como foco un género literario prácticamente desconocido a los niños en edad escolar matriculadas en escuelas de enseñanza fundamental de la red pública. Fue elegido el texto “Maria Roupa de Palha”, de autoría de la dramaturga Lourdes Ramalho, en especial por tratarse de una reescritura de varias narrativas populares, entre las cuales “Cinderela”, “Maria Tá riquinha”, “Maria-cara-de-pau” retomadas por la autora en una perspectiva que dialoga con el contexto sociocultural de la región Nordeste.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA MIKAELE BRAZ DE SIQUEIRA - TCC LECAMPO 2013.pdf Bruna Mikaele Braz de Siqueira - TCC LECAMPO 2013882.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.