Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975
Title: Bullying na escola: um olhar introdutório.
Other Titles: Bullying at school: an introductory look.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Miléria Abrantes do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida.
Keywords: Psicologia educacional;Bullying;Educação;Crianças;Educational psychology;Education;Children
Issue Date: 4-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Miléria Abrantes do Bullying na escola: um olhar introdutório. 2015. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo intituladoBullying na escola: um olhar introdutório teve como objetivo geral discutir as manifestações do fenômeno bullyingno cotidiano escolar. A escolha da temática se deu a partir do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, onde foi possível observar que a prática dobullying se faz presente entre as crianças. Tomamos o cuidado de observar com rigor pois nem toda brincadeira pode ser considerada bullying, mesmo tendo esse cuidado percebemos sua incidência com comportamentos perpassados por agressividade, insultos, discriminação e exclusão da criança alvo, ocorrendo aparentemente sem uma motivação específica. Apesar da visibilidade recente em torno dessa questão, esse fenômeno não é novo na escola e sua manifestação pode sofrer influência de alguns fatores internos da escola tais como: o clima escolar, as relações interpessoais entre os alunos e entre professor-aluno, como também de fatores externos à escola, a saber: desestruturação familiar, falta de relacionamento afetivo, maus tratos e excesso de tolerância. O percurso metodológico utilizado foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema bullying, realização de entrevista semiestruturada com 03 (três) docentes, 02 (duas) coordenadoras e 02 (duas) gestores de uma Escola Municipal de Sousa/PB. Essa investigação se caracterizou como sendo de caráter qualitativo e exploratório.
Abstract: This study titled Bullying at school: an introductory look aimed to discuss the manifestations of bullying phenomenon in everyday school life. The choice of the theme was given from the Supervised Internship in early childhood education, where it was observed that bullying is present among children. We take care to watch carefully because not every play can be considered bullying, even though this care realize its incidence with perpassados behavior for aggression, insults, discrimination and exclusion of the target child, apparently occurring without specific motivation. Despite the recent visibility around this question, this phenomenon is not new to the school and its manifestation can be influenced by some school internal factors such as school climate, interpersonal relationships among students and between teacher and student, as well as factors outside the school, such as: family breakdown, lack of affective relationship, ill-treatment and excessive tolerance. The methodological approach used was constructed from a literature search on the subject of bullying, carrying out semi-structured interviews with 03 (two) teachers, 02 (two) coordinators and 03 (three) managers of a Municipal School of Sousa / PB. This research is characterized as qualitative and exploratory.
Keywords: Psicologia educacional
Bullying
Educação
Crianças
Educational psychology
Education
Children
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5975
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MILÉRIA ABRANTES DO NASCIMENTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfMiléria Abrantes do Nascimento. Monografia Pedagogia. CFP 2015.439.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.