Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/3170999703630746pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3170999703630746pt_BR
dc.contributor.advisor2SILVA, Geranilde Costa e.-
dc.contributor.advisor2IDSILVA, G. C.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3118237950456062pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.description.resumoO presente estudo teve como principal objetivo identificar e analisar as concepções de Avaliação da Aprendizagem, dos alunos do 1° e 7° semestre do curso de Pedagogia da UFCG- Campus de Cajazeiras (PB). Para tanto também me interessei também em saber até que ponto esse modo de pensar, dos estudantes, a Avaliação da Aprendizagem era semelhante, ou não. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como propósito conhecer as crenças, valores, concepções, em fim os sentimentos mais íntimos que esses estudantes portavam sobre o tema da avaliação. O referido trabalho tem a seguinte estrutura: 1- metodologia - apresento as etapas de desenvolvimento desse estudo e os principais autores utilizados sobre o tema em questão; 2- exponho aspectos da minha vida pessoal e escolar que justificam o meu interesse em pesquisar sobre tema da Avaliação da aprendizagem, relacionando-os aos pensamentos de autores como Luckesi (2000), Libâneo (1994) Perini (2006), etc.; 3- cito o pensamento de Jussara Hoffmann (2001, 2005) e outros autores sobre o tema da Avaliação da Aprendizagem, bem como destaco os dispositivos criados pelo Governo Federal, para intervir diretamente no processo educacional da Educação Básica e do Ensino Superior; 4- Apresento o pensamento dos estudantes do 1° e 7° semestre, quanto ao tema da Avaliação da Aprendizagem, e faço as análises dos dados. Por meio desse estudo foi possível evidenciar que os alunos do 1° período compreendem o tema da Avaliação da Aprendizagem como uma ação pedagógica voltada à medição do conhecimento, tendo como principal instrumento aplicação de provas objetivas. Já as docentes do 7° demonstram que têm uma concepção sobre o referido tema a partir de autores estudados dentro do curso de Pedagogia, ou seja, entendem a Avaliação da Aprendizagem como processo mediado pela ação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleConcepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB).pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe present qualitative research aims to identify and analyze the conceptions of Learning Assessment of the students enrolled in the first and seventh terms of the Education Course at UFCG, Campus of Cajazeiras – PB, also intending to identify their beliefs, values and ideologies, to check if their thinking on the theme had similarities or not. I present how the work was developed and the main authors who discuss the theme in focus. Second, I expose some personal aspects which justify my interest to develop the research on the assessment of learning based on authors such as Luckesi (2000), Libâneo (1994) and Perini. Third, I quote the thought of Jussara Hoffmann (2001, 2005) and other authors on Learning Assessment. In this chapter I also highlight the devices by the Federal Government to intervene directly in the educational process in the Basic and Higher Education. Forth, I present the analyses and what the subjects of the research think of Learning Assessment. This study revealed that the students enrolled in the first term of the Education Course at UFCG, Campus of Cajazeiras – PB, consider the Learning Assessment as being a pedagogical action directed to the measurement of knowledge, having the objective test as the main instrument to get it. On the other hand, for the students of the seventh term, based on the authors studied during the course, the Learning Assessment is a process mediated by the teaching action.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5979-
dc.date.accessioned2019-08-19T16:16:58Z-
dc.date.available2019-08-19-
dc.date.available2019-08-19T16:16:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAlunos do curso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectFormação dos professorespt_BR
dc.subjectLearning Assessmentpt_BR
dc.subjectPedagogy studentspt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Cilmara Pessoa do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation concepts of the students of the pedagogy course, 1st and 7th semester, UFCG, campus Cajazeiras (PB).pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Cilmara Pessoa do. Concepções de avaliação dos alunos do curso de pedagogia, do 1° e 7° semestre, da UFCG, campus Cajazeiras(PB). 2014. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CILMARA PESSOA DO NASCIMENTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfCilmara Pessoa do Nascimento. Monografia Pedagogia. CFP 2014.256.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.