Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/597
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA FILHO, R. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5746682686852335pt_BR
dc.contributor.advisor1ZICA, Matheus da Cruz e.-
dc.contributor.advisor1IDZICA, Matheus da Cruz ept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4536380846550845pt_BR
dc.contributor.advisor-co1NOBRE, Edianne dos Santos.-
dc.contributor.advisor-co1IDNOBRE, Edianne S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909178887358362pt_BR
dc.contributor.referee1LEMOS, Fernanda.-
dc.contributor.referee2LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.description.resumoEssa dissertação busca reconstruir a história do grupo de Penitentes Peregrinos Públicos, através das narrativas vindas das mulheres e homens remanescentes dessa irmandade. O grupo surge na década de 1970, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, através da iniciativa do primeiro líder da irmandade, mestre José Aves de Jesus, que teria abandonado sua vida “profana” na cidade de Caruaru, Pernambuco, para dedicar-se a um novo modelo de vida na “terra da Mãe de Deus”. A pregação desse penitente pautava-se em um forte ascetismo que incluía a privação de bens materiais, trabalho formal e a instituição da mendicância como identidade penitencial do grupo. A maioria das regras propostas pelo penitente foi extraída de antigos manuais católicos do século XIX e início do século XX, em especial o livro Missão Abreviada (1859) e o texto Machadinha de Noé (1931), considerados sagrados pela irmandade. Com a morte do Mestre José no ano 2000, a irmandade passou por importantes mudanças que transformaram sobremaneira a forma organizacional do grupo como também as próprias interpretações sobre os elementos sagrados dessa comunidade. Uma das principais marcas desse período inscreve-se na relação dessas pessoas com vários elementos do “mundo moderno”: tecnologia, dinheiro e trabalho, por exemplo. Novas narrativas surgem, antigas interpretações são revistas, mitos ganham novos contornos e a história dos Penitentes Peregrinos Públicos revela a complexidade que existe nas maneiras como as tradições são vividas no tempo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titlePassado perpétuo: os penitentes peregrinos públicos e o catolicismo penitencial em Juazeiro-CE (1970 -2016).pt_BR
dc.date.issued2017-02-17-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to reconstruct the history of the group of Public Pilgrims Penitents, through narratives from the remaining women and men of this brotherhood. The group appears in the 1970’s, in the city of Juazeiro do Norte, Ceará, through the initiative of the first leader of the brotherhood, master José Aves de Jesus, who had abandoned his "profane" life in the city of Caruaru, Pernambuco, to devote to a new lifestyle in the "land of the Mother of God". The preaching of this penitent was based on a strong asceticism that included the deprivation of material goods, formal work and the institution of begging as the group's penitential identity. Most of the rules proposed by the penitent were drawn from ancient Catholic manuals of the nineteenth and early twentieth centuries, especially the book Missão Abreviada (1859) (Abbreviated Mission) and the text Machadinha de Noé (1931) (Noah's Hatchet), both considered sacred by the brotherhood. With the death of Master José in the year 2000, the group underwent important changes that greatly transformed the organizational form of the group, as well as the own interpretations on the sacred elements of the brotherhood. One of the main marks of this period is the relation of these people to various elements of the "modern world": technology, money and work, for example. New narratives arise, old interpretations are revised, myths gain new contours, and the history of the Public Pilgrims Penitents reveals the complexity that exists in the ways traditions are lived through time.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/597-
dc.date.accessioned2018-05-07T19:34:09Z-
dc.date.available2018-05-07-
dc.date.available2018-05-07T19:34:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPenitentes Peregrinos Públicospt_BR
dc.subjectCatolicismo Laico - Juazeiro do Nortept_BR
dc.subjectCatolicismo - Contemporaneidadept_BR
dc.subjectPublic Pilgrims Penitentspt_BR
dc.subjectLaic Catholicismpt_BR
dc.subjectContemporaneitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA FILHO, Roberto Viana de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA FILHO, R. V. de. Passado perpétuo: os penitentes peregrinos públicos e o catolicismo penitencial em Juazeiro-CE (1970 -2016). 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/597pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBERTO VIANA DE OLIVEIRA FILHO – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2017.pdfRoberto Viana de Oliveira Filho - Dissertação PPGH CH 20172.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.