Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5985
Title: Violência sexual: entendimentos e inconclusões.
Other Titles: Sexual violence: understandings and inconclusions.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Ianne Ribeiro Gomes do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOVIKOFF, Cristina.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GARCIA, Sônia Cardoso Moreira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MITHIDIERI, Otávio Barreiros.
Keywords: Violência sexual - infância;Infância - conceito - escritos de Freud;Ensino;Aprendizagem;Sexual Violence - Childhood;Childhood - Concept - Freud Writings;Teaching;Learning
Issue Date: 12-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Ianne Ribeiro Gomes do. Violência sexual: entendimentos e inconclusões. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo visa discutir o impacto da violência sexual no desenvolvimento no processo de aprendizagem em estudantes universitários, a partir da revisão bibliográfica. Pautaremos nos principais autores com o objetivo de descrever o estado do conhecimento acerca da violência sexual e seus reflexos com o processo de aprendizagem em universitários. O trabalho procura explorar o conceito de infância a partir dos escritos de Freud em que os elementos implícitos ou explicitamente, apresentados, como elemento definidor da estrutura psíquica do sujeito – a aprendizagem, possam ser descritos. Na abordagem do tema procurar-se-á, primeiramente, verificar a presença do conceito de violência sexual, na literatura para buscar os indícios de sua relação com a aprendizagem de universitários. Para tanto, serão selecionados textos contemporâneos, entre livros e artigos, em que o tema é discutido. No momento seguinte, procurar-se-á definir o conceito de violência sexual enquanto elemento constituinte do inconsciente para em seguida demonstrar como, no âmbito da teoria, é vista a relação entre este conceito numa perspectiva de aprendizagem.
Abstract: The present study aims to discuss the impact of sexual violence on development in the learning process in university students, based on the bibliographic review. We will present the main authors with the objective of describing the state of knowledge about sexual violence and its reflexes with the learning process in university students. The work seeks to explore the concept of childhood from the writings of Freud in which the elements implicitly or explicitly presented as a defining element of the subject's psychic structure - learning, can be described. In the approach of the theme we will first try to verify the presence of the concept of sexual violence in the literature to look for the indications of its relation with the learning of university students. For that, contemporary texts will be selected, between books and articles, in which the theme is discussed. In the next moment, we will try to define the concept of sexual violence as a constituent element of the unconscious and then demonstrate how, within the framework of theory, the relation between this concept in a learning perspective is seen.
Keywords: Violência sexual - infância
Infância - conceito - escritos de Freud
Ensino
Aprendizagem
Sexual Violence - Childhood
Childhood - Concept - Freud Writings
Teaching
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5985
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IANNE RIBEIRO GOMES DO NASCIMENTO. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2017.pdfIanne Ribeiro Gomes do Nascimento. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2017.893.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.