Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5988
Title: Tecnologias digitais como recursos pedagógicos.
Other Titles: Digital technologies as pedagogical resources.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Karla Zenaide Lacerda de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
Keywords: Tecnologia na educação;Tecnologia digital;Recursos pedagógicos;Capacitação docente;Technology in education;Digital technology;Pedagogical resources;Teacher training
Issue Date: 25-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Karla Zenaide Lacerda de. Tecnologias digitais como recursos pedagógicos. 2018. 42f. Monografia (licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente, vivencia-se a era da informatização e do uso das tecnologias digitais, onde a informação e o conhecimento se disseminam rapidamente, a exemplo das tecnologias móveis e o uso da internet cada vez mais acessível, inclusive no âmbito educacional trazendo suas contribuições e desafios para o professor e o aluno diante dos conteúdos a serem ensinados e da prática pedagógica vivenciada em sala de aula e pela influência direta na vida das pessoas, inclusive no campo escolar. O presente trabalho discorre acerca do tema “Tecnologias digitais como recursos pedagógicos”, tendo como objetivo geral investigar a utilização das tecnologias digitais no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Sousa/PB. É uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva quanto aos objetivos, com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso e abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, contendo questões objetivas e subjetivas, aplicados a 04 (quatro) professores do ensino fundamental dos anos iniciais de uma escola pública do município de Sousa/PB. Na construção do referencial teórico arrazoa - se sobre as tecnologias digitais na perspectiva de Lévy (1993), Andrade (2001), Jordão (2009), Silva (2013), entre outros, além de artigos e monografias que tem o interesse de expandir o melhoramento do uso das tecnologias digitais no âmbito escolar. Trata-se de estudo sobre o uso das tecnologias digitais utilizadas como ferramentas pedagógicas pelos professores e as dificuldades e contribuições possibilitadas quanto ao processo de capacitação dos professores que as utilizam. Posteriormente, discute-se sobre a influência das tecnologias digitais na aprendizagem do alunado dos anos iniciais do ensino fundamental. A consolidação desta pesquisa trouxe contribuições significativas e construtivas, tendo em vista que é possível compreender a necessidade da oferta de capacitação para professores, assim como, o desenvolvimento de projetos pedagógicos que contemplem esta temática.
Abstract: Nowadays, there is an era of informatization and the use of digital technologies, where information and knowledge spread rapidly, such as mobile technologies and the use of the internet increasingly accessible, including in the educational context bringing their contributions and challenges to the teacher and the student in front of the contents to be taught and of the pedagogical practice lived in the classroom and by the direct influence on the life of the people, including in the school field. The present work talks about the theme "Digital technologies as pedagogical resources”, having as general objective to investigate the use of digital technologies in the teaching of the initial years of Elementary School in a public school in the city of Sousa / PB. It is a research of an applied nature, descriptive about the objectives, with technical procedures of bibliographic research and case study and qualitative approach, having as a data collection instrument a questionnaire containing objective and subjective questions applied to 04 (four) elementary school teachers from the initial years of a public school in the municipality of Sousa / PB. In the construction of theoretical reasoning of digital technologies in the perspective of Levy (1993), Andrade (2001), Jordan (2009), Smith (2013), among others, as well as articles and monographs that are interested in expanding the use of digital technologies in schools. This is a study about the use of digital technologies used as pedagogical tools by teachers and the difficulties and possible contributions regarding the training process of the teachers who use them. Subsequently, it is discussed the influence of digital technologies on learning of the students in the initial years of elementary education. The consolidation of this research has brought significant and constructive contributions, considering that it is possible to understand the need to offer training for teachers, as well as the development of pedagogical projects that contemplate this theme.
Keywords: Tecnologia na educação
Tecnologia digital
Recursos pedagógicos
Capacitação docente
Technology in education
Digital technology
Pedagogical resources
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5988
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLA ZENAIDE LACERDA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfKarla Zenaide Lacerda de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2018.367.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.