Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5990
Title: A influência das novas tecnologias na formação da criança.
Other Titles: The influence of new technologies on child education.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Mônica Suzel de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Novas tecnologias;Desenvolvimento;Criança;New technologies;Development;Kid
Issue Date: 24-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Mônica Suzel de.A influência das novas tecnologias na formação da criança. 2017. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia apresenta o registro de estudo exploratório, sobre as influências das novas tecnologias na formação da criança, levando em consideração o contexto familiar e escolar, por serem ambientes em que essas influências são mais perceptíveis. Nesse sentido, foram definidos como objetivos: Analisar a influência das novas tecnologias na formação da criança; Investigar as consequências do acesso às novas tecnologias no comportamento do aluno; Examinar os efeitos gerados pelo uso das mídias eletrônicas na aprendizagem da criança; e Verificar o tipo de conteúdo midiático assistido pelos filhos, permitido pelos pais. O estudo de campo foi realizado com a colaboração de 3 (três) docentes da rede pública de ensino da cidade de Vieirópolis- PB, e 3 (três) mães, as quais tem filhos matriculados no ensino público, da mesma cidade, onde se buscou por intermédio de suas falas compreender como as novas tecnologias tem influenciado no desenvolvimento das crianças, e interferindo no seu processo formativo e na aprendizagem. A pesquisa a princípio se desenvolveu por meio de estudos bibliográficos sobre a temática a partir da leitura de livros, monografias e artigos, sendo complementada por uma pesquisa empírica do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa, para desta forma buscar responder aos objetivos propostos neste trabalho. A coleta de dados foi feita mediante uma entrevista semiestruturada, sendo transcritas na integra as falas dos sujeitos investigados, para posteriormente viabilizar o processo de análise dos dados, cujos resultados obtidos revelaram que as novas tecnologias introduzidas no cotidiano das crianças desde o ambiente familiar, influenciam em diversos aspectos da sua formação, por vezes positivamente, quando contribui para socialização e aprendizado, outras causam danos à sua formação, por ser utilizada sem limites de horário, ou sem acompanhamento dos pais ou responsáveis, para averiguar o teor dos conteúdos, e selecionar o que seja adequado, levando em consideração a faixa etária da criança, a linguagem e suas necessidades de informação.
Abstract: This monograph presents the exploratory study register on the influences of new technologies on the formation of the child, taking into consideration the family and school context, because they are environments in which these influences are more noticeable. Thus, the following objectives were defined: to analyze the influence of the new technologies on the formation of the child; investigate the consequences of access to new technologies on student behavior; to examine the effects generated by the use of electronic media in child development; and check the type of media content seen by the children, allowed by the parents. The field study was carried out with the collaboration of 3 (three) teachers from the public school system of the city of Vieirópolis-PB, and 3 (three) mothers, who had children enrolled in public education, where it was sought through their talk, how new technologies have influenced the development of children, and interfering with their learning process. The research at the beginning was developed through bibliographical studies on the theme from the reading of books, monographs and articles, being complemented by an empirical research of the descriptive type, in a qualitative approach, in order to seek to respond to the objectives proposed in this work. The data collection was done through a semistructured interview, being transcribed integrally the lines of the investigated subjects, to later enable the process of data analysis, whose results revealed that the new technologies introduced in the daily routine of children from the family environment, influence in several aspects of their formation, sometimes positively, when they contribute to socialization and learning, others cause damage to their training, because it is used without time limits, or without accompaniment of the parents or guardians, to ascertain the contents of the content, and select what is appropriate, taking into account the age group Language, and their information needs.
Keywords: Novas tecnologias
Desenvolvimento
Criança
New technologies
Development
Kid
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5990
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÔNICA SUZEL DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfMônica Suzel de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2017.489.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.