Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5999
Title: Atividades de leitura e escrita no ambiente virtual facebook: refletindo sobre uma experiência de ensino.
Other Titles: Reading and writing activities in the facebook virtual environment: reflecting on a teaching experience.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Thalyne Keila Menezes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Maria de Fátima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Tânia Maria Augusto.
Keywords: Leitura e Escrita;Facebook;Atividade Docente;Carta Aberta;Reading and Writing;Teaching Activity;Open Letter
Issue Date: 16-May-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, T. K. M. da. Atividades de leitura e escrita no ambiente virtual facebook: refletindo sobre uma experiência de ensino. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em : http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5999
???metadata.dc.description.resumo???: Na contemporaneidade, não há como omitir a relevância do ensino virtual no processo de ensino e aprendizagem do meio virtual. Oportunizar experiências que estimulem a aprendizagem envolve uma mudança de paradigmas, o da complexidade, haja vista o confronto de ideias e as constantes mudanças/atualizações que apresentam rapidez ao acesso de informações e flexibilidade linguística adotadas pelos usuários (alunos, em contexto escolar) no papel de cidadãos convidados a participar da vida em sociedade. As redes sociais podem ser utilizadas como finalidade pedagógica complementar à sala de aula, por serem dinâmicas, atrativas e motivadoras do ensino, com vistas a acrescentar informações aos conteúdos formais. Tendo em vista as considerações feitas, o objetivo geral dessa intervenção metodológica é analisar a criação do espaço virtual como recurso complementar para o ensino de leitura e produção de textos. O cerne deste trabalho situa-se com o viés metodológico da pesquisa-ação, por se tratar de uma pesquisa social com base empírica, concebida e realizada em estreita associação com uma ação (THIOLLENT, 2004). Pesquisador e participantes, representativos de uma situação ou problema, envolveram-se de modo cooperativo para a realização de uma sequência de atividades didáticas, envolvendo atividades de leitura e de escrita motivadas pela rede social em foco, o Facebook. A realização das atividades de ensino considerara as capacidades de linguagem num contexto de produção, inspiradas da Linguística Textual, no sociointeracionismo, e também no Interacionismo Sóciodiscursivo (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEWLY, 2013). Diante dessa prática, busca-se responder: Qual a relação que se estabelece entre a sequência de atividades (de leitura e de escrita) planejada e os ambientes presencial e virtual? Qual o impacto do planejamento da Sequência de Atividades Didáticas na relação entre a produção dos posicionamentos temáticos mobilizados nos comentários e na carta aberta? Esta pesquisa reflete a influência das escolhas da docente para avaliar o resultado de uma prática que utilizou os conteúdos de leitura e de escrita, inicialmente em ambiente virtual, com interações no Facebook, através de comentários, a fim de servirem de andaime para o desenvolvimento da temática e de argumentos para o gênero carta aberta. No entanto, percebe-se que, na sequência de atividades, a docente priorizou a leitura em detrimento da escrita, por isso, nos comentários do Facebook e na produção da carta aberta, evidenciam-se abordagens das aulas no que concerne à temática “preconceito”. O resultado da pesquisa aponta que os aprendizes participaram de forma efetiva do ambiente digital em busca de informações. Na relação entre a sequência de atividade didáticas e os ambientes presencial e virtual, analisa-se que, embora o planejamento tenha sido direcionado para uma prática inserida no paradigma emergente (LOPES, 2013), estivemos diante de uma visão cristalizada de um paradigma tradicional. Nas aulas que correspondem ao eixo da leitura percebe-se maior satisfação, em detrimento das aulas do eixo de escrita, sobre “tipos de argumentos”. Assim, a pesquisa mostra a necessidade de redimensionamento da ação de planejar de forma contínua, no decorrer do processo, em que deve reverberar a ação de um profissional crítico-reflexivo nos moldes de um paradigma emergente, pois na atualidade tudo se move com incrível velocidade e as relações com o ensino precisam fornecer metodologias e recursos didáticos apropriados para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos.
Abstract: In contemporary times, there is no way to exclude the teaching and learning process from the virtual environment. Opting for experiences that stimulate learning involves a paradigm shift, that of complexity, given the confrontation of ideas and the constant changes / updates that present speed to the access of information and linguistic flexibility adopted by users (students, in a school context) on paper of citizens invited to participate in life in society. Social networks can be used as a pedagogical purpose complementary to the classroom, because they are dynamic, attractive and motivating for teaching, in order to add information to the formal contents. Considering the considerations made, the general objective of this methodological intervention is to analyze the creation of the virtual space as a complementary resource for the teaching of reading and text production. At the heart of this work lies the methodological bias of action research, because it is an empirical social research, conceived and carried out in close association with an action (THIOLLENT, 2004). Researcher and participants, representing a situation or problem, were involved in a cooperative way to carry out a sequence of didactic activities, involving activities of reading and writing motivated by the social network in focus, Facebook. The realization of teaching activities, considered language capabilities in a production context, inspired by Socio-Discursive Interactionism (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEWLY, 2013). In the face of this practice, we try to answer: What is the relation between the sequence of activities (reading and writing) and the classroom and virtual environment? What is the impact of planning on the relationship between the production of the thematic placements mobilized in the comments and in the open letter? This research reflects the influence of the teacher's choices to evaluate the result of a practice that used the contents of reading and writing initially in virtual environment, with interactions in Facebook through comments, in order to serve as scaffolding for the development of the theme and arguments for the open letter gender. However, it is noticed that in the course of activities the teacher prioritized reading at the expense of writing, so in the comments of Facebook and the production of the open letter, it is evident approaches of the classes on the subject of "prejudice". Therefore, the research results indicate that the learners participated effectively in the digital environment in search of information. In the relationship between the didactic activity sequence and the virtual and classroom environments, it is analyzed that, although the planning was directed to a practice inserted in the emerging paradigm (LOPES, 2013), we were faced with a crystallized vision of a traditional paradigm. The classes that correspond to the axis of reading, one perceives greater satisfaction, to the detriment of the classes of the writing axis, on "types of arguments". Thus, the research shows the need to resize the action of planning in a continuous way, in the course of the process, where it should reverberate the action of a critical-reflexive professional in the mold of an emerging paradigm, because at present everything moves with incredible speed and relationships with teaching need to provide appropriate methodologies and didactic resources for the development of student knowledge.
Keywords: Leitura e Escrita
Facebook
Atividade Docente
Carta Aberta
Reading and Writing
Teaching Activity
Open Letter
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5999
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALYNE KEILA MENEZES DA COSTA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2019.pdfThalyne Keila Menezes da Costa - Dissertação PPGLE CH 20191.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.