Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6001
Title: Perspectivas paradigmáticas e contribuições metodológicas no ensino de verbo nos anos iniciais do nível fundamental.
Other Titles: Paradigmatic perspectives and methodological contributions in verb teaching in the early years of elementary level.
???metadata.dc.creator???: CASADO, Sheila Fabiana de Pontes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VIEIRA, Francisco Eduardo.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ALVES, Maria de Fátima.
Keywords: Ensino de Gramática;Categoria Verbo;Gramática Tradicional;Funcionalismo;Grammar Teaching;Verb Category;Traditional Grammar;Functionalism
Issue Date: 26-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CASADO, S. F. de P. Perspectivas paradigmáticas e contribuições metodológicas no ensino de verbo nos anos iniciais do nível fundamental. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6001
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta dissertação, destacamos a importância de uma educação linguística que contribua para o uso da Língua Materna de forma proficiente. A pesquisa está situada no campo da Linguística Aplicada por ter investigado no contexto do ensino de Língua Portuguesa a configuração teórica assumida no ensino da categoria verbo em duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental (EF). Pretendemos, inicialmente, analisar sob que perspectiva paradigmática o ensino da categoria linguístico-gramatical verbo se apresenta na prática escolar de dois professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) de uma escola pública do Estado da Paraíba. Para tanto, delimitamos que a primeira parte do corpus seria destinada aos procedimentos metodológicos e ferramentas selecionadas para o ensino da categoria verbo, coletados a partir de observações de campo, anotações, entrevista e comandos transcritos. Os dados coletados nesta primeira fase da pesquisa conduziram-nos ao encaminhamento de uma mediação didática que resultou na construção de uma sequência de atividades. A partir disso, foi originada uma segunda questão que consistiu em saber quais contribuições metodológicas podem ser verificadas a partir de uma mediação para planificação de uma sequência de atividades elaborada na perspectiva de ensino reflexivo de língua/gramática. Para responder a essas questões, orientamo-nos pelo objetivo geral de contribuir com a reflexão sobre o agir dos professores do EF no contexto de ensino de uma dada categoria gramatical e, mais especificamente: 1) Identificar as influências paradigmáticas, tradicional e/ou funcional, subjacentes à atividade pedagógica de ensino de gramática; 2) Mediar a construção de uma sequência de atividades organizada para ensino da categoria verbo numa abordagem reflexiva; e 3) Verificar as contribuições metodológicas mobilizadas, via mediação, por meio do dizer dos professores. A segunda parte do corpus foi constituída pela construção de uma sequência de atividades seguida da realização de um relato reflexivo que nos permitiu analisar as contribuições empreendidas. Os dados foram analisados a partir dos dois movimentos teóricos que circunscrevem esta investigação, a saber: i) a língua é um conjunto de regras (norma padrão) e sua gramática será tradicional; e ii) a língua como instrumento de interação e sua gramática será funcional. Como fundamentos teóricos, respaldamo-nos nas contribuições de Neves (2002; 2003), Antunes (2003), Franchi (2006), Travaglia (2009), Castilho (2010), Bagno (2011), Ferrarezi Junior (2014), Azeredo (2015), Vieira (2018) e outros, a fim de situar as perspectivas de ensino de gramática e as questões normativas da categoria verbo; além de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2011), para concebermos o gênero como campo de realização da língua e espaço de materialização da estrutura. Considerando os princípios teóricos mencionados, analisamos os dados a partir de duas categorias de análise, a saber: i) as concepções de ensino de gramática reveladas na didatização e ii) a (re)configuração do trabalho planificado para ensino dos conhecimentos linguísticos. Os resultados comprovam uma tendência de conciliação entre os dois eixos teóricos investigados, inclusive, assumida pelos participantes. Isso quer dizer que havia um diálogo entre a abordagem tradicional da gramática caracterizado pela ênfase nos aspectos normatizadores da língua, bem como funcional à medida que conciliava o texto como ferramenta para a atividade de ensino de LP. Já os discursos, comandos das aulas, entrevista e relatos, corroboram as observações e nos permitem concluir que a manutenção do ensino do estruturado coexiste com as novas perspectivas teóricas. Os dados coletados após a mediação evidenciaram um avanço positivo no empreendimento de esforços à promoção de situações de ensino de gramática que tenham como ponto de partida os usos sociais da língua em direção à língua normatizada. Os resultados também nos permitem refletir acerca da importância da orientação pedagógica no trabalho de planificação de atividades para projeção do ensino de LP.
Abstract: In this dissertation, we highlight the importance of a linguistic education that contributes to a proficient use of the mother tongue. The research is located in the Applied Linguistics field because of the investigation in the context of Portuguese teaching, the theoretical configuration used in the teaching of the ‘verb category’ at two Junior High 5th grade groups. We initially intend to analyze under what paradigm perspective the teaching of the linguistic-grammatical category ‘verb’ is presented in the school practice of two Junior High teachers (initial years) of a public school from Paraíba. To do so, we determined that the corpus’s first part would be destined to methodological procedures and tools selected for the teaching of the ‘verb’ category, collected from field observations, notes, interview, and transcript commands. The data collected on this first research phase conducted us to follow a didactic mediation which resulted on the construction of a sequence of activities. From this point, a second question arose, consisting in knowing which methodological contributions can be verified starting from mediation to the planning of a sequence of activities elaborated on the perspective of reflective teaching of language/grammar. In order to answer these questions, we orient ourselves by the general objective of contributing with the reflection about the attitude of Junior High teachers in the teaching context of a specific grammatical category and, more specifically: 1) Identify paradigm influences, traditional and/or functional, neighboring the pedagogical activity of grammar teaching; 2) Mediate the construction of an organized activities sequence for the teaching of the ‘verb’ category in a reflective approach; and 3) Verify the methodological contributions mobilized via mediation, through the teachers’ sayings. Corpus’ second part consisted in the construction of an activities sequence followed by the writing of a reflective report produced by the researchers that allowed us to analyze the undertaken contributions. The data was analyzed considering two theoretical movements that circumscribe this investigation, which are: i) the language is a set of rules (standard) and its grammar will be traditional; and ii) the language as an interaction instrument and its grammar will be functional. As theoretical basis, we relied on the contributions of Neves (2002; 2003), Antunes (2003), Franchi (2006), Travaglia (2009), Castilho (2010), Bagno (2011), Ferrarezi Junior (2014), Azeredo (2015), Vieira (2018), among others, in order to situate perspectives of grammar teaching and normative issues of the ‘verb’ category; besides Bakhtin (1997) and Marcuschi (2011), to conceive genre as the realization field of language and materialization space of structure. Considering the mentioned theoretical principles, we analyzed the data under two analysis categories, which are: i) the conceptions of grammar teaching in the “didactization”, and ii) the (re)configuration of planned worked for the linguistic knowledge teaching. The results show a tendency of conciliation between the two investigated theoretical axis, including the one adopted by the participants. This means that there was a dialogue between the traditional grammar approach, characterized by the emphasis on standardizing language aspects, as well as functioning alongside the conciliation of the text as a tool for the Portuguese language teaching. The discourses, classes’ commands, interview, and testimonies, corroborate the observations and allow us to conclude that the maintenance o structured teaching coexists with new theoretical perspectives. Data collected after mediation highlight a positive advancement in the efforts made to promote situations of grammar teaching that have the language social use towards the standard language as a starting point. The results also allow us to reflect about the importance of pedagogical orientation in the planning of activities to project Portuguese language teaching.
Keywords: Ensino de Gramática
Categoria Verbo
Gramática Tradicional
Funcionalismo
Grammar Teaching
Verb Category
Traditional Grammar
Functionalism
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6001
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHEILA FABIANA DE PONTES CASADO – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2019.pdfSheila Fabiana de Pontes Casado - Dissertação PPGLE CH 20191.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.