Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRAMOS, A. A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1012768029152569pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.referee2MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.ramos-
dc.description.resumoEsta pesquisa voltada para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. Neste sentindo, o PIBID, visa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo para o meio profissional docente. Nessa perspectiva, a pesquisa intitulada, “Contribuições do PIBID para a Formação Docente: a perspectiva das bolsistas de licenciatura em educação do campo” tem por objetivo geral de verificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa sobre as contribuições do PIBID para a formação docente diante da perspectiva das bolsistas de licenciatura em Educação do Campo, verificou-se que o PIBID proporciona a possibilidade de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, oportunizando a implementação de metodologias inovadoras, nas diferentes áreas do conhecimento de maneira a possibilitar a construção de conhecimentos a partir da experiência contextual mais próxima ao mundo vivido pelos alunos da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleContribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo.pt_BR
dc.date.issued2013-09-20-
dc.description.abstractThis research aimed at the educational scope focuses on the contribution of PIBID to the Degree Course in Countryside Education in the perspective of the scholarship holders. In this sense, PIBID aims to foster the initiation to teaching of students from CDSA-UFCG and prepare the students of the Degree Course in Countryside Education for the teaching professional environment. In this perspective, the research entitled “Contributions of PIBID to Teacher Training: the perspective of scholarship holders of the Degree Course in Countryside Education” has as its main goal to verify the contributions of PIBID in the process of students’ formation in the Degree Course in Countryside Education, in the conception of the scholarship holders. In this research, we have made use of qualitative research premises. This way, in the first stage of the research we have made a bibliographical review and in the second stage we have realized the field research. Through the exposed during this study about the contributions of PIBID to teacher training at the prospect of the scholarship holders from Countryside Education Degree, we have verified that PIBID provides the possibility of anticipating the link between the future teachers and the classrooms of public schools, providing opportunities for the implementation of innovative methodologies, in the different areas of knowledge in order to enable knowledge construction from the contextual experience closest to the world lived by the basic education students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003-
dc.date.accessioned2019-08-19T20:59:47Z-
dc.date.available2019-08-19-
dc.date.available2019-08-19T20:59:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campo - PIBIDpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectRural Education - PIBIDpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectTeaching Initiationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMOS, Andréa Augusta de Morais.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePIBID contributions to teacher education: the perspective of undergraduate scholarship holders in Rural Education.pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Andréa Augusta de Morais. Contribuições do PIBID para a formação docente: a perspectiva dos bolsistas de licenciatura em Educação do Campo. 2013. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6003pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA AUGUSTA DE MORAIS RAMOS - TCC LECAMPO 2013.pdfAndréa Augusta de Morais Ramos - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO 2013617.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.