Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6004
Title: Profissionalização na empresa familiar: um estudo de caso no centro comercial do Agricultor Ltda.
Other Titles: Professional in family business: a case study of centro comercial do Agricultor Ltda.
???metadata.dc.creator???: BRAGA, Marta Maria Almeida Nery.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Marielza Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACIEL, Helltonn Vinícius Patricio.
Keywords: Empresa familiar;Profissionalização;MAPE;Family business;Professionalization;MAPE
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRAGA, Marta Maria Almeida Nery. Profissionalização na empresa familiar: um estudo de caso no centro comercial do Agricultor Ltda. 2012. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6004
???metadata.dc.description.resumo???: A empresa familiar ocupa um espaço importante no mercado atual. Verifica-se que a profissionalização é fundamental para todas as empresas, inclusive para as do tipo familiar, promovendo o crescimento organizacional. O presente trabalho buscou avaliar o estágio de profissionalização na organização familiar de implementos agrícolas Centro Comercial do Agricultor Ltda, através do modelo de ferramenta de gestão MAPE – Método Avaliativo do Nível de profissionalização da empresa. Esse estudo foi realizado através de uma abordagem quantitativa, por meio de um estudo de caso. Para a coleta de dado foi utilizado um questionário fechado adaptado de Braga et al. (2010) relacionado com as seguintes variáveis da empresa: cultura e valores, planejamento e desenvolvimento, gestão de pessoas, tomada de decisão e delegação de poder, gerenciamento e controle, resultados, satisfação do cliente, marketing e vendas, comunicação e inovação. Os resultados obtidos demonstram que a baixa pontuação identificada na maioria das áreas avaliadas enquadra à empresa em um dos menores estágios de profissionalização, ressaltando que as menores médias na percepção dos colaboradores acerca da profissionalização foram direcionadas as áreas de planejamento e desenvolvimento, marketing e vendas e inovação, contribuindo para o estágio profissional não satisfatório que esta se encontra. O estudo possibilitou que a mesma tivesse conhecimento dos aspectos profissionais de modo a contribuir na correção de falhas, auxiliar as áreas deficientes e potencializar os recursos existentes. Por fim, foram propostas algumas ações no sentido de proporcionar melhorias para que ela possa atingir o nível máximo de profissionalização.
Abstract: The family company occupies an important space in the current market. It appears that the professional is essential for all businesses, including the type of family, promoting organizational growth. The present study sought to assess the stage of professionalism in the organization of family farm implements Centro Comercial do Agricultor Ltda through the model management tool MAPE - Method Evaluative Level of professionalism of the company. This study was conducted through a quantitative approach through a case study. To collect data, we used a closed questionnaire adapted from Braga et al. (2010) the following variables related to the company: corporate culture and values, planning and development, people management, decision making and delegation of power, control and management, results, customer satisfaction, sales and marketing, communication and innovation. The results show that low score identified in most areas assessed to the company falls into one of the smaller stages of professionalization, noting that the lowest averages in the perception of employees about the professionalization were directed areas of planning and development, sales and marketing and innovation, contributing to unsatisfactory professional internship that is. The study suggests that it had knowledge of the professional aspects contribute to the correction of faults, help the weak areas and strengthen existing resources. Finally, some actions have been proposed in order to provide improved so that it can achieve the highest level of professionalism.
Keywords: Empresa familiar
Profissionalização
MAPE
Family business
Professionalization
MAPE
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6004
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTA MARIA ALMEIDA NERY BRAGA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2012.pdfMarta Marai Almeida Nery Braga - Relatório de Estágio Administração CH 2012432.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.