Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6004
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRAGA, M.M.A.N.pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Marielza Barbosa.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, M.B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9911148381017689pt_BR
dc.contributor.referee1BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.-
dc.contributor.referee1IDBANDEIRA, L.K.R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287372115692478pt_BR
dc.contributor.referee2MACIEL, Helltonn Vinícius Patricio.-
dc.contributor.referee2IDMACIEL, H.W.P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9849646382572779pt_BR
dc.description.resumoA empresa familiar ocupa um espaço importante no mercado atual. Verifica-se que a profissionalização é fundamental para todas as empresas, inclusive para as do tipo familiar, promovendo o crescimento organizacional. O presente trabalho buscou avaliar o estágio de profissionalização na organização familiar de implementos agrícolas Centro Comercial do Agricultor Ltda, através do modelo de ferramenta de gestão MAPE – Método Avaliativo do Nível de profissionalização da empresa. Esse estudo foi realizado através de uma abordagem quantitativa, por meio de um estudo de caso. Para a coleta de dado foi utilizado um questionário fechado adaptado de Braga et al. (2010) relacionado com as seguintes variáveis da empresa: cultura e valores, planejamento e desenvolvimento, gestão de pessoas, tomada de decisão e delegação de poder, gerenciamento e controle, resultados, satisfação do cliente, marketing e vendas, comunicação e inovação. Os resultados obtidos demonstram que a baixa pontuação identificada na maioria das áreas avaliadas enquadra à empresa em um dos menores estágios de profissionalização, ressaltando que as menores médias na percepção dos colaboradores acerca da profissionalização foram direcionadas as áreas de planejamento e desenvolvimento, marketing e vendas e inovação, contribuindo para o estágio profissional não satisfatório que esta se encontra. O estudo possibilitou que a mesma tivesse conhecimento dos aspectos profissionais de modo a contribuir na correção de falhas, auxiliar as áreas deficientes e potencializar os recursos existentes. Por fim, foram propostas algumas ações no sentido de proporcionar melhorias para que ela possa atingir o nível máximo de profissionalização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleProfissionalização na empresa familiar: um estudo de caso no centro comercial do Agricultor Ltda.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe family company occupies an important space in the current market. It appears that the professional is essential for all businesses, including the type of family, promoting organizational growth. The present study sought to assess the stage of professionalism in the organization of family farm implements Centro Comercial do Agricultor Ltda through the model management tool MAPE - Method Evaluative Level of professionalism of the company. This study was conducted through a quantitative approach through a case study. To collect data, we used a closed questionnaire adapted from Braga et al. (2010) the following variables related to the company: corporate culture and values, planning and development, people management, decision making and delegation of power, control and management, results, customer satisfaction, sales and marketing, communication and innovation. The results show that low score identified in most areas assessed to the company falls into one of the smaller stages of professionalization, noting that the lowest averages in the perception of employees about the professionalization were directed areas of planning and development, sales and marketing and innovation, contributing to unsatisfactory professional internship that is. The study suggests that it had knowledge of the professional aspects contribute to the correction of faults, help the weak areas and strengthen existing resources. Finally, some actions have been proposed in order to provide improved so that it can achieve the highest level of professionalism.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6004-
dc.date.accessioned2019-08-19T22:47:12Z-
dc.date.available2019-08-19-
dc.date.available2019-08-19T22:47:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEmpresa familiarpt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectMAPEpt_BR
dc.subjectFamily businesspt_BR
dc.subjectProfessionalizationpt_BR
dc.subjectMAPEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRAGA, Marta Maria Almeida Nery.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProfessional in family business: a case study of centro comercial do Agricultor Ltda.pt_BR
dc.identifier.citationBRAGA, Marta Maria Almeida Nery. Profissionalização na empresa familiar: um estudo de caso no centro comercial do Agricultor Ltda. 2012. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6004pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTA MARIA ALMEIDA NERY BRAGA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2012.pdfMarta Marai Almeida Nery Braga - Relatório de Estágio Administração CH 2012432.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.