Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6007
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, M.S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7623387271516732pt_BR
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.-
dc.contributor.advisor1IDVASCONCELOS, A.C.F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492366302935662pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, V.M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee2OURIQUES, Raquel Andrade Barros.-
dc.contributor.referee2IDOURIQUES, R.A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0444852262807091pt_BR
dc.description.resumoO processo de globalização econômica fez com que o conceito de desenvolvimento sustentável fosse difundido tanto em países desenvolvidos quanto nos que se encontram em processo de desenvolvimento. A expansão do entendimento sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e a crescente preocupação com a escassez dos recursos naturais disponíveis fez com que a sociedade pressionasse as organizações a crescer com responsabilidade ambiental e social. Neste contexto, surge o conceito de sustentabilidade empresarial, exigindo das empresas ações com orientações estratégicas a partir da discussão do conceito de sustentabilidade. Desta maneira, a competição entre as organizações, através do mercado globalizado, faz surgir a necessidade de mensurar o seu desempenho sustentável atual e planejar o futuro para que as elas consigam permanecer no mercado enfrentando o desafio de alinhar o ganho econômico ao ambiental e social. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo identificar o nível de sustentabilidade empresarial da empresa Duraplast Injetados segundo a percepção dos gestores. Para tanto, foi utilizada as bases do modelo de planejamento estratégico para sustentabilidade empresarial (PEPSE) proposta por Coral (2002). Em termos metodológicos a pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza quantitativa, descritiva e conduzida sob a forma de estudo de caso. Os resultados alcançados demonstram que a empresa estudada apresenta um nível de sustentabilidade empresarial 7,55 caracterizando-a potencialmente sustentável. Tal resultado foi favorecido pelo resultado na dimensão ambiental que apresentou o melhor desempenho entre as três dimensões. A dimensão social apresentou uma boa atuação, mas percebe-se a necessidade de maior envolvimento da organização com o crescimento e desenvolvimento da comunidade em que está inserida. Por outro lado, a dimensão econômica exige dos gestores maior atenção, uma vez que apresentou o pior resultado entre as dimensões analisadas. Deste modo, deve-se considerar a necessidade de incorporar princípios de gestão que trabalhem com ações voltadas para o mercado que resultem em vantagem competitiva e consequentemente garantam a sobrevivência da empresa no mercado no longo prazo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleNível de sustentabilidade empresarial: estudo de caso em uma empresa de injetados do município de Campina Grande–PB.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe process of economic globalization disseminated the concept of sustainable development in both developed and developing countries. The spreading comprehension of this concept and the growing concern about the scarcity of available natural resources compelled society to pressure public and private organizations to raise their environmental and social responsibility, in this context arises the concept of corporate sustainability demanding corporations to create and launch strategies based on sustainability. Thus, competition between corporations, by means of globalized market, forces the need to measure the current sustainable performance and to plan the future so they can remain on the market facing the challenge of balancing profit, social and environmental welfare. In this perspective, the present study aims to identify the level of corporate sustainability of Duraplast Injetados Corporation as perceived by its managers. For this this purpose, it has been used general principles of the strategic planning for corporate sustainability model (SPCSM) proposed by Coral (2002), which comprises the various dimensions of sustainability. On a methodological level, our research is characterized by being quantitative, descriptive and conducted in the form of a case study. Results showed that the studied company has a corporate sustainability level of 7.55, classifying it as a potential sustainable corporation. Such result was mainly affected by its performance in the environmental dimension which has shown the best result over the three dimensions. Social dimension also presented a good performance, however one can perceive that a major engagement between this corporation and the progress of the community where it is located is still required. Then again, economic dimension requires more attention from managers since it had the worse result over the three analyzed dimensions. Therefore, one should consider the necessity to incorporate management principles that work with market-oriented actions resulting in competitive advantage and thus guarantying the existence of the company in the market in the long run.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6007-
dc.date.accessioned2019-08-19T23:31:10Z-
dc.date.available2019-08-19-
dc.date.available2019-08-19T23:31:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSustentabilidade empresarialpt_BR
dc.subjectDimensão econômicapt_BR
dc.subjectDimensão ambientalpt_BR
dc.subjectDimensão socialpt_BR
dc.subjectCorporate sustainabilitypt_BR
dc.subjectEconomic dimensionpt_BR
dc.subjectThe environmental dimensionpt_BR
dc.subjectThe social dimensionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Monyse Sayonara.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLevel corporate sustainability: a case study on a company injected in Campina Grande–PB.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Monyse Sayonara. Nível de sustentabilidade empresarial: estudo de caso em uma empresa de injetados do município de Campina Grande–PB. 2012. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6007pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONYSE SAYONARA ARAÚJO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2012.pdfMonyse Sayonara Araújo - Relatório de Estágio Administração CH 2012614.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.