Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009
Title: Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo.
Other Titles: From Stage to Classroom: Reading the dramatic text at the country school.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Inácia Uênia Dionizio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Valéria.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Duílio Pereira da Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GOMES, Almir Anacleto de Araújo
Keywords: Texto dramático;Educação do Campo;Leitura;Dramaturgia paraibana;Dramatic text  ;Field education  ;Reading;Paraíba playwriting
Issue Date: 26-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Inácia Uênia Dionizio. Do palco para a sala de aula : Leitura do texto dramático na escola do campo. 2013. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como fio condutor o quadro de carência em relação à leitura e sua prática nas escolas de Ensino Fundamental no país em especial no que se refere à leitura literária. Com o objetivo de se diagnosticar tal carência especificamente em relação ao gênero dramático, como há de se obter novas possibilidades de leitura literária na sala de aula, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri, tendo como foco a leitura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuja dramaturgia discute e reinventa a realidade sociocultural do Nordeste brasileiro.
???metadata.dc.description.resumen???: La presente pesquisa tiene como hilo conductor el cuadro de carencia en relación a la lectura y su práctica en las escuelas de Enseñanza Fundamental en el país, en especial en lo que se refiere a la lectura literaria. Con el objetivo de diagnosticarse tal carencia específicamente en relación a lo género dramático, como también de desarrollarse nuevas posibilidades de lectura literaria en aula de clase, fue desarrollada una experiencia de lectura junto a los alumnos del 9º Año de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, ubicada en la ciudad de São João do Cariri-PB, teniendo como foco la lectura de “O Diabo Religioso”, texto dramático escrito por Lourdes Ramalho, autora cuya dramaturgia discute y reinventa la realidad sociocultural del Nordeste Brasileño.
Keywords: Texto dramático
Educação do Campo
Leitura
Dramaturgia paraibana
Dramatic text  
Field education  
Reading
Paraíba playwriting
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6009
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INÁCIA UÊNIA DIONIZIO GOMES - TCC LECAMPO 2013.pdf Inácia Uênia Dionizio Gomes - TCC LECAMPO 20131.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.