Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6014
Title: Recreação e lazer como fator importante na qualidade de vida: o que pensa um grupo da terceira idade.
Other Titles: Recreation and leisure as an important factor in quality of life: what a group of seniors thinks.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Newton Viana de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTEIRO, José Marciano.
Keywords: Recreação;Lazer;Terceira Idade;Qualidade de vida;Bem-estar;Recreation  ;Third age  ;Quality of life  ;Welfare
Issue Date: 27-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Newton Viana de. Recreação e lazer como fator importante na qualidade de vida: o que pensa um grupo da terceira idade. 2013. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6014
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa constitui-se em um estudo de caso realizado junto ao Grupo de idosos na Cidade de Sumé, no Estado da Paraíba. O objetivo da pesquisa é saber do grupo da terceira idade se as atividades de recreação e lazer são fatores importantes para a qualidade de vida dos mesmos. A pesquisa busca levantar informações sobre as atividades de recreação e lazer realizadas pelo grupo, mostrando a importância de atividades lúdicas durante o processo de envelhecimento. O estudo segue uma metodologia descritiva e exploratória, bem como pesquisa de campo. Para coleta de dados, é utilizada a observação com aplicação de entrevistas. A sua abordagem é quali-quantitativa e na análise dos dados é utilizado o método estatístico descritivo. O universo da pesquisa é o grupo da Terceira idade “Alegria de Viver” da cidade de Sumé. A pesquisa procura saber o que pensa o grupo de idosos quanto às atividades de recreação e lazer realizadas. Constatou-se que na opinião do grupo da terceira idade, as atividades de recreação e lazer realizadas diariamente são fatores importantes na qualidade de vida, pois contribuem para uma vida mais saudável, diminuindo as tensões e as dores no corpo, bem como, aumentando laços de amizade entre os participantes, trazendo sensações de bem-estar e alegria.
Abstract: This research is based on a study made with a group of elders in the city of Sumé, in the state of Paraíba. The study’s purpose is to know from these elders if the recreation and leisure activities are important factors for their quality of life. The research seeks to gather information about these activities performed by the group, showing the importance of playful activities during the aging process. The study follows a descriptive and exploratory methodology, as well as field research. The data is gathered by observing the application of interviews. The approach is in a qualitative and quantitative way, and in the data analysis is used a statistical descriptive method. The research works with the elders’ group “Alegria de Viver” from Sumé. The interviews are on what the elders think about the recreation and leisure activities performed. It was discovered that, in their opinion, those activities proposed, if made daily, are important factors for their quality of life as they contribute to a healthier life, reducing stress and pains on the body, as well as increasing friendship ties among the other participants, bringing feelings of happiness and wellbeing.
Keywords: Recreação
Lazer
Terceira Idade
Qualidade de vida
Bem-estar
Recreation  
Third age  
Quality of life  
Welfare
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6014
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEWTON VIANA DE BRITO - TCC LECAMPO 2013.pdfNewton Viana de Brito - TCC LECAMPO 20131.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.