Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOURA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.referee2FURTADO, Quézia Vila Flor.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.moura2-
dc.description.resumoA pesquisa é um instrumento que faz refletir as diferentes dimensões da realidade construindo saberes múltiplos em relação ao ambiente em que vivemos. Tendo em vista que se é pouco trabalhado ou não trabalhado o Semiárido nas escolas da microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. Desta forma, este trabalho tem por objetivo verificar a visão do Semiárido brasileiro, através da visão dos alunos da Escola Ildefonso Anselmo da Silva do município de Amparo – PB – (Escola do Campo), destacando a concepção do Semiárido no processo de analise das características através do conceito que os alunos do 7° ano têm do Semiárido e sua relação com o contexto no qual está inserido. Desta forma, para realização desta pesquisa foi realizada na primeira fase, uma revisão bibliográfica sobre o Semiárido e sua relação com a educação contextualizada. Na segunda fase foi realizada por meio da pesquisa de campo que ocorreu na Escola Ildefonso Anselmo da Silva do município de Amparo – PB na sala de aula do 7° ano. Como resultado, verificou – se que os desafios enfrentados abrangem não só a falta de conhecimento da maior parte dos educandos, mas também uma questão histórica, ideológica e cultural e, no qual o Semiárido sempre foi vítima de preconceitos sendo colocado como inferior às demais regiões, para resolver esse problema é preciso envolver estudo e mobilização por parte das esferas políticas, sociais e econômicas de toda a sociedade do Semiárido brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO Semiárido Brasileiro no imaginário dos alunos do Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2013-11-20-
dc.description.abstractThe survey is a tool that does reflect the different dimensions of reality constructing multiple knowledge about the environment in which we live. Given that little is worked or not worked in schools in the semiarid micro Cariri Western Paraiba. Thus, this paper aims to ascertain the views of the Brazilian semiarid region, through the conception of the students of the School Ildefonso Anselmo da Silva of the city of Amparo - PB - (School Field), highlighting the conception Semiarid the process of analyzing the characteristics through the concept that students have the 7th year of the Semiarid and its relation to the context in which it is inserted. Thus, for this research was conducted in the first phase, a literature review on the Semiarid and its relation to contextual education. In the second phase was conducted through field research that took place at the School Ildefonso Anselmo da Silva of the city of Amparo - PB in the classroom of 7th year. As a result, there - that the challenges include not only the lack of knowledge of most students, but also a matter of history, ideological and cultural, in which the semiarid region has always been a victim of prejudice being placed as inferior to other regions, to solve this problem must involve study and mobilization by the political, social and economic conditions of the whole society's Brazilian semiarid region.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6015-
dc.date.accessioned2019-08-20T10:43:12Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-20T10:43:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCariri paraibanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectSemiárido paraibanopt_BR
dc.subject Paraíba cariri  pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectContextualized education  pt_BR
dc.subjectParaiban semiarid  pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Maria Aldilânia de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Brazilian Semiarid in the imagination of Cariri Paraibano students.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Maria Aldilânia de. O Semiárido Brasileiro no imaginário dos alunos do Cariri Paraibano. 2013. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6015pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALDILÂNIA DE MOURA - TCC LECAMPO 2013.pdfMaria Aldilânia de Moura - TCC LECAMPO 20131.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.