Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017
Title: As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior.
Other Titles: Difficulties in access for EJA students to higher education.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria da Guia da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Walberto Barbosa da.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Ensino superior;Organização pedagógica;Youth and adult education  ;Higher education;Pedagogical organization
Issue Date: 20-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria da Guia da. As dificuldades de acesso dos alunos da EJA ao ensino superior. 2013. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017
???metadata.dc.description.resumo???: O referido trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos para terem acesso ao Ensino Superior, em que buscamos verificar os motivos apresentados pelos ex-alunos da EJA por não darem continuidade a seus estudos e refletir os aspectos que podem contribuir com o seu ingresso nas universidades. Para isto utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e utilizamos questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram 05 ex-alunos da EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio que está localizada no município de Serra Branca – PB. Os resultados da pesquisa mostraram que a organização pedagógica da EJA não contribui com acesso dos estudantes ao ensino superior mostrando a necessidade de que a prática educativa seja revista a fim de motivar cada vez mais os jovens e adultos às universidades.
???metadata.dc.description.resumen???: El referido trabajo tiene como objetivo identificar las dificultades de los Estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos para acceder a la Enseñanza Superior, en el que buscamos verificar los motivos presentados por los ex alumnos de la EJA por no seguir con sus estudios y reflejar los aspectos que pueden contribuir con su ingreso en las universidades. Para ello utilizamos como metodología la investigación cualitativa y utilizamos cuestionario como instrumento de recolección de datos. Los sujetos de la investigación fueron los 05 ex alumnos de la EJA de la Escuela Estadual de Enseñanza Fundamental y Media Senador José Gaudêncio que está ubicada en la ciudad de Serra Branca- PB. Los resultados de la investigación mostraron que la organización pedagógica de la EJA no contribuye con el acceso de los estudiantes a la enseñanza superior mostrando la necesidad de que la práctica educativa se revise a fin de motivar cada vez más los jóvenes y adultos a las universidades.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Ensino superior
Organização pedagógica
Youth and adult education  
Higher education
Pedagogical organization
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6017
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DA GUIA DA SILVA - TCC LECAMPO 2013.pdfMaria da Guia da Silva - TCC LECAMPO 2013465.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.