Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8232679879074400pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.referee2SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva-
dc.description.resumoExpõe uma pesquisa realizada na aula de Geografia, enfocando a produção de desenho no processo de ensino - aprendizagem. O mesmo tem por objetivo verificar a contribuição da produção de desenhos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo, como também identificar e discutir os elementos que formam o espaço rural na concepção dos alunos através dos desenhos. Nesta pesquisa foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Desta forma, para realização desta pesquisa foi realizada na primeira fase, uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Geografia e sua relação com a produção de desenhos. Na segunda fase foi realizada por meio da pesquisa de campo que ocorreu na Escola Agrotécnica na sala de aula do 7° ano A – turno manhã. Como resultado, verificou – se que a concepção que os alunos fazem sobre o espaço rural está caracterizado principalmente como um espaço de trabalho, colheita e moradia. Pois foi possível identificar nos desenhos às novas tecnologias no espaço rural, as novas formas de armazenar a água, modo como o homem do campo desenvolve suas atividades econômicas através da atividade agrícola e pecuária, como também as formas de lazer existente no espaço rural. Desta forma, concluímos que trabalhar o desenho como um processo metodológico nas aulas de Geografia nas escolas do campo é trabalhar a consciência dos alunos, através do seu imaginário. Deixando que eles revelem seus conhecimentos em forma de imagens indagando o professor a reconstruir um novo conhecimento geográfico nas escolas do campo ao analisarem as produções dos desenhos realizados pelos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2013-09-20-
dc.description.abstractThis work show a survey in Geography class, focusing on the production design in the teaching - learning process. The same aims to determine the contribution of the production of drawings in the process of teaching and learning in Geography lessons in schools of the field, but also identify and discuss the elements that make up the design of rural students through drawing. In this research we used the assumption of qualitative research through participant observation. Thus, for this research was conducted in the first phase, a literature review on the teaching of geography and its relation to the production of drawings. In the second phase was conducted through field research that took place at the Agricultural School classroom 7th grade A - morning shift. As a result, there - that the design students do for rural areas is mainly characterized as a work space, harvest and housing. Because it was possible to identify the drawings to new technologies in rural areas, new ways to store water, how the farmer develops its economic activities through agricultural activity and livestock, as well as existing forms of recreation in the countryside. Thus, we conclude that the design work as a methodological process in Geography lessons in schools field work is the awareness of the students, through their imagination. Letting them prove their knowledge in form of pictures asking the teacher to rebuild a new geographic knowledge in schools from the field to examine the productions of drawings made by students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019-
dc.date.accessioned2019-08-20T11:03:56Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-20T11:03:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-apredizagempt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectCountry educationpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria José barros da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe production of drawings in the teaching-learning process in geography classes in rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria José Barros da. A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo. 2013. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ BARROS DA SILVA - TCC LECAMPO 2013.pdfMaria José Barros da Silva - TCC LECAMPO 20131.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.