Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7221049107151178pt_BR
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marcus Bessa de.-
dc.contributor.advisor1IDMENEZES, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Maria do Socorro.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva2-
dc.description.resumoAlgumas situações podem ocorrer em salas de aula e que são caracterizadas como ocasiões decisivas para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem . o ensino da Matemática é algo que tem que ter elementos significativos que sirvam de subsídios para o entendimento do aluno, com os quais ele poderá associar os conteúdos matemáticos com a sua realidade. Falta aos docentes elementos primordiais em que se proponham uma Matemática contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Dessa forma, buscando gerar um ambiente mais atrativo e significativo para os alunos dessa região. Tendo em vista que poderão construir, analisar e refletir a Matemática sob o olhar da realidade em que vivem. Com a analise dos livros didáticos utilizados pelos professores de matemática , observações das aulas e entrevista com o professor, alavanquei elementos que identifica que a contextualização não é contemplada com elementos ancorados na realidade e nas práticas do povo do semiárido. A matemática tem que ser compreendida de forma clara como um objeto sobre o qual se pode atuar, inventar e mudar. Temos que entender e buscar uma ressignificação dos conteúdos matemáticos. A possibilidade de contextualizar a matemática com as vivências cotidianas é real e possibilitará aos educandos a construção de conhecimentos. É essencial buscar no ensino da matemática a construção de procedimentos que facilitará ao educando compreender e transformar sua realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleUm olhar para a prática em sala de aula do professor de matemática da Escola do Semiárido Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2013-09-27-
dc.description.abstractSome situations may occur in classrooms and occasions that are characterized as critical to the continuity of the process of teaching and learning. mathematics teaching is something that has to have significant elements that serve as subsidies for student understanding, with which it may associate the mathematical content to its reality. Teachers lack the key elements on which propose an contextualized Mathematics for coexistence with the Brazilian semiarid. Thus, seeking to generate a more attractive and meaningful to students of the region. Given that may build, analyze and reflect Mathematics under the gaze of the reality in which they live. With the analysis of the textbooks used by math teachers, class observation and interviews with the teacher, alavanquei that identifies elements that contextualization is not contemplated with elements anchored in reality and in the practices of the people of semiarid. The math has to be understood clearly as an object on which to act, invent and change. We have to understand and seek a redefinition of the mathematical content. The ability to contextualize mathematics with everyday experiences is real and will enable students to construct knowledge. It is essential to seek the teaching of mathematics building procedures that facilitate the learner understand and transform their reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6020-
dc.date.accessioned2019-08-20T11:13:47Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-20T11:13:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino contextualizadopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectMath teaching  pt_BR
dc.subjectContextualized teaching  pt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria José Batista da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA look at the classroom practice of the math teacher at the Paraibano Semiarid School.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria José Batista da. Um olhar para a prática em sala de aula do professor de matemática da Escola do Semiárido Paraibano. 2013. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6020pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ BATISTA DA SILVA - TCC LECAMPO 2013.pdfMaria José Batista da Silva - TCC LECAMPO 2013489.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.