Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6022
Title: “Numa sala de reboco”: a representação de sertão nas músicas de José Marcolino.
Other Titles: “In a plaster room”: the representation of backcountry in José Marcolino's songs.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Raquel Batista da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AIRES, José Luciano de Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Erivan.
Keywords: Música;Sertão;Zé Marcolino;Representação;Music  ;Hinterland  ;Representation;José Marcolino;Poeta Zé Marcolino;Poeta José Marcolino;Sumé - artistas;Músicos Sumeenses;Forrozeiros;Compositor de forró;Forró nordestino
Issue Date: 20-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Raquel Batista da. “Numa sala de reboco”: a representação de sertão nas músicas de José Marcolino. 2013. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6022
???metadata.dc.description.resumo???: Sendo a música, uma forma de representação sociocultural, histórica e ideológica, objetivou-se, nesse trabalho, identificar a representação que José Marcolino tinha sobre o Sertão. Observa-se inicialmente um breve histórico do lugar social do autor e sua biografia, dando ênfase ao seu encontro com Luiz Gonzaga na cidade de Sumé PB e, em seguida, serão analisadas algumas letras de suas concepções no que diz respeito a sua representação de sertão. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, qualitativa e pela História Oral e pelo conceito de representação na linha do historiador Roger Chartier.
Abstract: Being the music, a form of sociocultural, historical and ideological representation, we have aimed, in this paper, to identify the representation that José Marcolino had on the Hinterland. At first we observe a brief history of the social place of the author and his biography, emphasizing his meeting with Luiz Gonzaga in the city of Sumé PB and, then, some lyrics of their conceptions will be analyzed regarding their representation of the Hinterland. We have chosen the bibliographical, qualitative and the Oral History research, and the concept of representation in the thinking of the historian Roger Chartier.
Keywords: Música
Sertão
Zé Marcolino
Representação
Music  
Hinterland  
Representation
José Marcolino
Poeta Zé Marcolino
Poeta José Marcolino
Sumé - artistas
Músicos Sumeenses
Forrozeiros
Compositor de forró
Forró nordestino
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6022
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA RAQUEL BATISTA DA SILVA - TCC LECAMPO 2013.pdfMaria Raquel Batista da Silva - TCC LECAMPO 20132.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.