Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. R. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044150179699155pt_BR
dc.contributor.advisor1AIRES, José Luciano de Queiroz.-
dc.contributor.advisor1IDAIRES, J. L. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038792803917117pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Erivan.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva4-
dc.description.resumoSendo a música, uma forma de representação sociocultural, histórica e ideológica, objetivou-se, nesse trabalho, identificar a representação que José Marcolino tinha sobre o Sertão. Observa-se inicialmente um breve histórico do lugar social do autor e sua biografia, dando ênfase ao seu encontro com Luiz Gonzaga na cidade de Sumé PB e, em seguida, serão analisadas algumas letras de suas concepções no que diz respeito a sua representação de sertão. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, qualitativa e pela História Oral e pelo conceito de representação na linha do historiador Roger Chartier.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.title“Numa sala de reboco”: a representação de sertão nas músicas de José Marcolino.pt_BR
dc.date.issued2013-09-20-
dc.description.abstractBeing the music, a form of sociocultural, historical and ideological representation, we have aimed, in this paper, to identify the representation that José Marcolino had on the Hinterland. At first we observe a brief history of the social place of the author and his biography, emphasizing his meeting with Luiz Gonzaga in the city of Sumé PB and, then, some lyrics of their conceptions will be analyzed regarding their representation of the Hinterland. We have chosen the bibliographical, qualitative and the Oral History research, and the concept of representation in the thinking of the historian Roger Chartier.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6022-
dc.date.accessioned2019-08-20T11:22:53Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-20T11:22:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectZé Marcolinopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectMusic  pt_BR
dc.subjectHinterland  pt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectJosé Marcolino-
dc.subjectPoeta Zé Marcolino-
dc.subjectPoeta José Marcolino-
dc.subjectSumé - artistas-
dc.subjectMúsicos Sumeenses-
dc.subjectForrozeiros-
dc.subjectCompositor de forró-
dc.subjectForró nordestino-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Raquel Batista da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“In a plaster room”: the representation of backcountry in José Marcolino's songs.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Raquel Batista da. “Numa sala de reboco”: a representação de sertão nas músicas de José Marcolino. 2013. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6022pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA RAQUEL BATISTA DA SILVA - TCC LECAMPO 2013.pdfMaria Raquel Batista da Silva - TCC LECAMPO 20132.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.