Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6023
Title: A gramática e os usos sociais.
Other Titles: Grammar and social uses.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Maurícia Tatiele de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NEGREIROS, Mônica Martins.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, Marcelle Ventura.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nadege da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ANDRADE, Valéria.
Keywords: Gramática;Ensino;Contextualização;Interação social;Grammar  ;Teaching  ;Contextualization  ;Social interaction
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Maurícia Tatiele de Sousa. A gramática e os usos sociais. 2013. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6023
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem o propósito de identificar e analisar as concepções dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II referentes ao ensino da gramática como colaboradora da interação social ou como um ensino estereotipado nos moldes de uma gramática classificatória, e, ainda, as implicações desse ensino para o desenvolvimento de habilidades linguísticas como a leitura e a escrita. A pesquisa de campo foi realizada nas turmas do 8º e 9º anos da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB, tendo como suporte teórico os estudos de Bagno (2000), Antunes (2003), Travaglia (2009), Oliveira (2010), dentre outros. A metodologia adotada nesta pesquisa foi de cunho qualitativo, através do método da Pesquisa de Campo, tendo como instrumentos utilizados para a coleta dos dados observações de aulas, aplicações de questionários aos professores e alunos a fim de verificar diversos aspectos relacionados ao ensino de gramática, tanto questões ligadas aos educadores como, por exemplo, métodos e procedimentos de ensino, concepções sobre a língua, a linguagem e ensino de língua, como questões ligadas aos educandos, quais sejam, as perspectivas e os posicionamentos acerca do ensino de língua, a importância dos conteúdos trabalhados em sala para a realidade fora dos muros da escola, dentre outros aspectos. Mais especificamente, pretendemos, por meio deste trabalho, estabelecer considerações acerca das práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa inseridos no contexto da pesquisa, observando as atividades que envolvem o trabalho com a gramática, o lugar da leitura, o uso que se faz dos gêneros textuais para as referidas atividades. Esse diagnóstico servirá para atingir o principal objetivo deste trabalho que é fazer uma investigação e análise sobre as concepções adotadas pelos professores acerca do ensino da gramática, considerando a gramática uma ferramenta fundamental para a interação social entre sujeitos e não um manual prescritivo. Nesta direção, tentaremos propor uma nova visão do ensino da gramática, desmistificando preconceitos e caminhando para uma Educação Contextualizada, tomando a língua como lugar de interação entre sujeitos, enfocando o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas, que permitem a ampliação do conhecimento dos alunos. Convém ressaltar que o trabalho com a gramática deve contribuir para que os alunos sejam proficientes nos usos sociais da língua, não podemos mais investir em um ensino ineficiente e mecanicista de exercícios de metalinguagem apenas. Assim, esperamos, a partir dos questionamentos levantados ao longo deste trabalho, promover reflexões que levem a uma tentativa de redirecionamento da prática pedagógica, em particular no que concerne ao ensino de língua e de gramática.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo tiene el propósito de identificar y analizar las concepciones de los profesores de Lengua Portuguesa del Fundamental II referentes a la enseñanza de la gramática como colaboradora de la interacción social o como una enseñanza estereotipada en los moldes de una gramática clasificatoria, y aún, las implicaciones de esta enseñanza para el desarrollo de las habilidades lingüísticas como la lectura y la escrita. La pesquisa de campo foi realizada en las turmas de 8º y 9º años de la Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, ubicada en el condado de Sumé-PB, teniendo como soporte teórico los estudios de Bagno (2000), Antunes (2003), Travaglia (2009), Oliveira (2010), entre otros. La metodología adoptada en esta pesquisa foi de carácter cualitativo, a través del método de la Pesquisa de Campo, teniendo como instrumentos utilizados para la coleta de datos observaciones de clases, aplicación de cuestionarios a los profesores y alumnos a fin de verificar diversos aspectos relacionados a la enseñanza de gramática, tanto cuestiones conectadas a los educadores, como por ejemplo, métodos y procedimientos de enseñanza, concepciones acerca de la lengua, el lenguaje y enseñanza de la lengua, como cuestiones conectadas a los educandos, o sea, las perspectivas y los posicionamientos acerca de la enseñanza de lengua, la importancia de los contenidos trabajados en aulas para la realidad fuera de los muros da la escuela, entre otros aspectos. Más, específicamente, pretendemos, por medio de este trabajo, establecer consideraciones acerca de las prácticas pedagógicas de los profesores de Lengua Portuguesa inseridos en el contexto de la pesquisa, observando las actividades que involucran el trabajo con la gramática, el lugar de la lectura, el uso que se hace de los géneros textuales para las referidas actividades. Este diagnóstico servirá para atingir el principal objetivo de este trabajo que es hacer una investigación y análisis sobre las concepciones adoptadas por los profesores acerca de la enseñanza de la gramática, considerando la gramática una herramienta fundamental para la interacción social entre sujetos y no un manual prescriptivo. En esta dirección, intentaremos proponer una nueva visión de la enseñanza de la gramática, desmitificando prejuicios y caminando para una Educación Contextualizada, tomando la lengua como lugar de interacción entre sujetos, enfocando el desarrollo de competencias y habilidades lingüísticas, que permiten la ampliación del conocimiento de los alumnos. Conviene resaltar que, el trabajo con la gramática debe contribuir para que los alumnos sean proficientes en los usos sociales de la lengua, no podemos más invertir en una enseñanza ineficiente y mecanicista de ejercicios de metalenguaje sólo. Así, esperamos, a partir de los cuestionamientos levantados a lo largo de este trabajo, promover reflexiones que lleven a una tentativa de redireccionamiento de la práctica pedagógica, en particular en lo que concierne a la enseñanza de lengua y de gramática.
Keywords: Gramática
Ensino
Contextualização
Interação social
Grammar  
Teaching  
Contextualization  
Social interaction
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6023
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAURÍCIA TATIELE DE SOUSA MOURA - TCC LECAMPO 2013.pdfMaurícia Tatiele de Sousa Moura - TCC LECAMPO 20133.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.