Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031
Title: Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.
Other Titles: School inclusion in early childhood education: perceptions about education and of the practice of educators in a school in Bonito de Santa Fe - PB.
???metadata.dc.creator???: LUCENA, Gabriela Cavalcanti.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREA, Adriana Moreira de Souza.
Keywords: Inclusão escolar;Educação infantil;Formação docente;School inclusion;child education;Teacher training
Issue Date: 12-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA, Gabriela Cavalcanti. Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa reflete sobre como ocorre a mediação do professor da Educação Infantil ao trabalhar com a inclusão em sua sala de aula e sobre a visão da gestão com relação ao processo inclusivo na escola. Tem como objetivo geral o de analisar como ocorre o processo de inclusão escolar na Educação Infantil, a partir da mediação do professor com os alunos de uma escola municipal da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. É uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Para se chegar aos resultados foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, gravadas com autorização dos sujeitos. Uma entrevista foi realizada com uma gestora e a outra com uma professora de uma escola da rede pública da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. Essas entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas. De acordo com os dados analisados, de um modo geral percebe-se que a mediação do professor em sala de aula é de grande importância para que a inclusão aconteça efetivamente. Logo, os conhecimentos básicos do docente sobre a inclusão são essenciais para que o ensino aconteça, como também é necessário que a Secretaria de Educação Municipal e a escola, enquanto instituições, estejam prontamente disponíveis a dar auxílio sempre que solicitado pela comunidade escolar.
Abstract: This research reflects on how the mediation of the Infant Education teacher occurs when working with inclusion in his / her classroom and about the management's vision regarding the inclusive process in the school. Its main objective is to analyze how the process of school inclusion in Early Childhood Education occurs, through the mediation of the teacher and the students of a municipal school in the city of Bonito de Santa Fe / PB. It is a field research, of a basic nature, with a qualitative approach. In order to reach the results, two semi-structured interviews were carried out, recorded with the consent of the subjects. An interview was conducted with one manager and the other with a teacher from a public school in the city of Bonito de Santa Fe / PB. These interviews were transcribed and analyzed later. According to the data analyzed, it is generally perceived that teacher mediation in the classroom is of great importance for inclusion to take place effectively. Therefore, the teacher's basic knowledge about inclusion is essential for the teaching to take place, but it is also necessary for the Municipal Education Secretariat and the school as institutions to be readily available to provide assistance whenever requested by the school community.
Keywords: Inclusão escolar
Educação infantil
Formação docente
School inclusion
child education
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA CAVALCANTI LUCENA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfGabriela Cavalcanti Lucena. Monografia Pedagogia. CFP 2019.370.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.