Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNOGUEIRA, M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1038590016923160pt_BR
dc.contributor.advisor1COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.
dc.contributor.advisor1IDCOÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5466767042587179pt_BR
dc.contributor.referee1ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar diferentes concepções de ensino de Língua Vernácula, cujo vem sendo vivenciado pelos professores e discentes em formação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Centro de Formação de Professores – CFP, em Cajazeiras - PB. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. O trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Libâneo (1994), Charlot (2013), Oliveira (2010), Pimenta (2005) e Nérici (1983), quanto a sua abordagem conceitual da categoria ensino. Do ponto de vista metodológico, ancorou-se no método de Análise de Conteúdo postulado por Bardin (1977), cuja técnica utilizada optou-se pela análise categorial. Dos 22 professores participantes, 12 (54,5%) é do gênero feminino e 10 (45,5%) do masculino; 15 deles têm idade entre 18 e 49 anos (68,2%) e 07 (31,8%) entre 50 e 69 anos. Quanto aos discentes, 10 participantes têm idade entre 18 e 49 anos, sendo 03 (30%) do gênero masculino e 07 (70%) pertencentes ao gênero feminino. Do resultado da análise categorial, observou-se a predominância destacada tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, de uma concepção de ensino tradicional (16%) e ensino contemporâneo (84%). Concluiu-se, assim, que há uma maior frequência de professores e alunos (84%) que defendem o ensino numa perspectiva contemporânea, isto é, ensino mediado pela reflexão, crítica e intervenção entre transformações sociais concretas e socialização de conhecimentos na sociedade (CHARLOT, 2013) e 16% conceituam o ensino numa abordagem tradicional, que transmite conhecimentos, reproduzindo-os e conservando modos de pensar e agir socialmente valorizados. (PIMENTA, 2005).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleConcepções de ensinar por formadores de professores e de discentes em formação numa Instituição Pública Federal.pt_BR
dc.date.issued2018-03-14
dc.description.abstractThis study aims to analyze different conceptions of Vernacular language teaching, which has been experienced by teachers and students in the formation of Universidade Federal de Campina Grande- UFCG/ Centro de Formação de Professores- CFP, in Cajazeiras-PB. It is a descriptive and exploratory research, with a quali-quantitative approach. The study was based on the theoretical assumptions of Libâneo (1994), Charlot (2013), Oliveira (2010), Pimenta (2005), Nérici (1983), as to its conceptual approach to the teaching category. From the methodological point of view, it was anchored in the Content Analysis method postulated by 12 (54,5 %) are female and 10 (45,5%) are male 15 of them are between 18 and 49 years old (68,2%) and 7 (31,8%) between 50 and 69 years. As for the students, 10 participants are between 18 and 49 years old, being 03 (30%) male and 07 (70%) female. From the result of the categorical analysis, we observed the predominance highlighted by both teachers and students, of a conception of traditional teaching (16%) and contemporary teaching (84%). It was concluded that there is a greater frequency of teachers and students (84%) who defend education in a contemporary perspective, that is, education mediated by reflection, criticism and intervention between concrete social transformations and socialization of knowledge in society (CHARLOT, 2013) and 16% conceptualize teaching in a traditional approach, which transmits knowledge, reproduces them and preserves socially valued ways of thinking and acting. (PIMENTA, 2005).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6032
dc.date.accessioned2019-08-20T14:43:09Z
dc.date.available2019-08-20
dc.date.available2019-08-20T14:43:09Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConcepções de ensinarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormadores de professorespt_BR
dc.subjectDiscentes em formaçãopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectTeaching Conceptionspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTeacher Trainerspt_BR
dc.subjectStudents in formationpt_BR
dc.subjectArgumentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNOGUEIRA, Manoel Cândido.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions of teaching by teacher and student trainers in training at a Federal Public Institution.pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Manoel Cândido. Concepções de ensinar por formadores de professores e de discentes em formação numa Instituição Pública Federal. 2018. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL CÂNDIDO NOGUEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfManoel Cândido Nogueira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2017.1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.