Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6033
Title: O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico.
Other Titles: The use of iconography in history teaching: a bibliographical study.
???metadata.dc.creator???: NOVAES, Sarah Joama Fragoso.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VIEIRA, Silvana.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
Keywords: Ensino de história;Iconografia;Ensino-aprendizagem;History teaching;Iconography;Teaching-learning
Issue Date: Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NOVAES, Sarah Joama Fragoso. O uso da iconografia no ensino de história: um estudo bibliográfico. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa centra-se no estudo da iconografia: interpretações, imagens e novos questionamentos no ensino de história. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual os dados foram coletados através de consulta de várias literaturas relativas à temática em estudo, artigos, livros e pesquisas publicadas que possibilitassem que o estudo tomasse forma para ser fundamentado. O objetivo primordial foi investigar o uso da análise iconográfica como processo didático para o ensino-aprendizagem de história, apreendendo as interpretações dos autores analisados sobre a importância de adquirir competências para lidar com a iconografia em sala de aula, como também no que diz respeito à utilização da iconografia nos textos escritos dos livros didáticos. Os resultados obtidos demonstraram a importância do uso da iconografia no ensino de historia e de uma formação continuada acerca dessa temática por parte dos professores, sobretudo do ensino fundamental, para que possam trabalhar e explorar a iconografia como ferramenta didática de forma eficaz e sistemática nas aulas de historia, desde as series iniciais. Desse modo, entende-se que esta pesquisa poderá contribuir de forma positiva como novas formas de se compreender o uso das novas linguagens no ensino de História.
Abstract: This research focuses on the study of iconography: interpretations, images and new questions in the teaching of history. This is a bibliographical research, in which the data were collected through consultation of several literature related to the subject in study, articles, books and published research that allowed the study to take shape to be grounded. The main objective was to investigate the use of iconographic analysis as a didactic process for teaching-learning history, seizing the interpretations of the analyzed authors about the importance of acquiring skills to deal with iconography in the classroom, as well as with regard to Use of iconography in the textbooks of textbooks. The results obtained demonstrated the importance of the use of iconography in the teaching of history and of a continuous formation on this theme by the teachers, especially of elementary school, so that they can work and explore the iconography as a didactic tool in an effective and systematic way in the classes Of history, since the initial series. Thus, it is understood that this research can contribute positively as new ways of understanding the use of the new languages in the teaching of History
Keywords: Ensino de história
Iconografia
Ensino-aprendizagem
History teaching
Iconography
Teaching-learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6033
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARAH JOAMA FRAGOSO NOVAES. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2017.pdfSarah Joama Fragoso Novaes. TCC. Licenciatura em História.2017592.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.