Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6034
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOREIRA, M. I. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5936057669417244pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.description.resumoA presente investigação tem como foco a análise do desenvolvimento da escrita por alunos da Educação de Jovens e Adul tos (EJA), modalidade de ensino que se configura por apre sentar as etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasile ira. Os alunos envolvidos nessa modalidade, por alguns motivos não conseguiram frequentar a escola na idade adequada, que compreende os anos da educação básica, e isto lhes confere sérias dificuldades de participação social pelos u sos da linguagem. Com bas e nisso , a presente pesquisa tem c omo objetivo principal analisar e descrever os usos sociais de apropriação da escrita de alunos de tal segmento de ensino à luz da abordagem interacionista. A pesquisa é qualitativa, aplicada e de cunho etnográfico. Os sujeitos são alunos dos 1º e 2º segmentos da EJA de uma escola pública do município de Cachoeira dos Índios (PB). O arcabouço teórico que embasa tal pesquisa são os estudos de Antunes (2003), Oliveira (2010), Rocha (s/d) d), Ferreiro e Teber osky (1999), Bron ckart (1999), Soares (2013) e Marcuschi (2008), dentre outros, que atualmente têm trazido grandes contribuições no campo do ensino e a prendizagem da escrita enquanto prática social. Pretende u se com tal investigação a geração de políticas públicas de enfre ntamento às dificuldades de aquisição e apropriação da escrita a aprendizes desta modalidade de ensino em nível municipal, regional e até nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUsos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.pt_BR
dc.date.issued2018-03-16-
dc.description.abstractThe present research focuses on the appropriation and development of writing by students of Youth and Adult Education (EJA), a teaching modality that is configured to present the stages of primary and secondary education of the Brazilian public school network. The stu dents involved in this modality, for some reasons, were not able to attend school at the appropriate age, which comprises the years of basic education, and this gives them serious difficulties of social participation by the uses of language. Based on this, the main objective of this research is to analyze and describe the acquisition and appropriation of the writing system of students of this segment of education in the light of the interactionist approach. The research is qualitative, applied and ethnograp hic. The subjects are students of the 1st and 2nd EJA segments of a public school in the city of Cachoeira dos Índios (PB). The theoretical framework that bases this research are the studies of Antunes (2003), Oliveira (2010), Rocha (s / d), Ferreiro and T eberosky (1999), Bronckart (1999), Soares (2013) and Marcuschi among others, who have now a days made great contributions in the field of teaching and learning of writing as a social practice. The purpose of such research was to generate public policies to deal with the difficulties of acquisition and appropriation of writing for apprentices of this type of teaching at municipal, regional and even national level.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6034-
dc.date.accessioned2019-08-20T16:29:26Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-20T16:29:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectEscrita - desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAbordagem interacionistapt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - EJApt_BR
dc.subjectWriting - Developmentpt_BR
dc.subjectInteractionist approachpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Maria Izabel Brito.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial uses of writing by students in EJA classes in the municipality of Cachoeira dos Índios-PB: a didactic-pedagogical proposal.pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Maria Izabel Brito. Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios - PB: uma proposta didático - pedagógica. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IZABEL BRITO MOREIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfMaria Izabel de Brito Moreira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.