Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6035
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDUARTE, M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3173783206944458pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.contributor.advisor1IDH.H.B. Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.contributor.referee1FREGOLENTE , Douglas.
dc.contributor.referee2LOPES, Mirleide Dantas.
dc.description.resumoO estágio supervisionado consiste em uma etapa obrigatória nos cursos de licenciatura, sendo de fundamental importância para a formação docente por proporcionar um momento de vivência e reflexão em relação a todas as exigências que são incumbidas aos professores. Desse modo, é indispensável para nos professores em formação refletir sobre essa etapa na perspectiva de investigação e de aprendizagem com relação às complexidades da prática docente. Entretanto, no estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Física da UFCG-CFP/Campus Cajazeiras, que tem sua primeira etapa desenvolvida no Ensino Fundamental, observamos que pouco, ou quase nada, é discutido em relação aos desafios que poderão ser encontrados pelos estagiários em relação ao ensino de Física nesse nível de ensino, bem como das contribuições para sua formação. Assim sendo, buscamos investigar algumas contribuições e desafios do componente curricular Estágio Supervisionado I para a formação docente no curso de Física do CFP, sob a perspectiva dos estagiários. Para isso, aplicamos um questionário semi estruturado aos estudantes que já realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado I no Curso de Licenciatura em Física do CFP, em que procuraremos identificar especificamente as contribuições e os obstáculos do Estágio Supervisionado I para a formação docente. Fizemos também uma revisão bibliográfica acerca do tema, buscando assim subsídio para o desenvolvimento deste trabalho. Com a análise do questionário, foi possível retratar de forma coerente e significativa as perspectivas e as considerações dos estagiários em relação às contribuições do estágio supervisionado I para a sua formação como docente. Percebe-se a necessidade inerente de articulação entre o que se discute teoricamente na universidade com a realidade da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleEstágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.pt_BR
dc.date.issued2018-12-19
dc.description.abstractThe supervised internship is a compulsory stage in the undergraduate courses being of fundamental importance for the teacher training once it provides a moment of experience and reflection in relation to all the requirements that are assigned to the teachers. Thus, it is mandatory for teachers in formation to reflect on this step in the perspective of research and learning regarding the complexities of teaching practice. However in the supervised internship at UFCG-CFP / Campus Cajazeiras, which has its first stage in Elementary School, we observe that little or nothing is discussed in relation to the challenges that relates the teaching of Physics at this level of education, as well as the contributions to its formation. Thus, we investigate some contributions and challenges of the curricular component named Supervised Internship I for teacher training in the CFP Physics course, from the trainees' perspective. For this aim, we applied a semi-structured questionnaire to students who have already completed the Supervised Internship I in the CFP Physics Degree Course, in which we will specifically identify the contributions and obstacles of Supervised Internship I for teacher education. We also made a bibliographical review about the subject, looking for subsidy for the development of this work. With the analysis of the questionnaire, it was possible to picture in a coherent and significant way the perspectives and the considerations of the trainees in relation to the contributions of the supervised stage I for their training as a teacher. It is perceived the inherent necessity of articulation between what is theoretically discussed in the university and the reality of the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6035
dc.date.accessioned2019-08-20T16:43:27Z
dc.date.available2019-08-20
dc.date.available2019-08-20T16:43:27Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFísica - estagiáriospt_BR
dc.subjectFísica - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPhysics Internspt_BR
dc.subjectPhysics - Elementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDUARTE, Mauro Parnaíba.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSupervised internship I in elementary school: the contributions for teacher training from the perspective of trainees.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Mauro Parnaiba. O estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários. 2018. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAURO PARNAIBA DUARTE. TCC LICENCIATURA EM FÍSICA. 2018.pdfMauro Parnaiba Duarte. TCC Licenciatura em Física. 2018.1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.