Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6036
Title: Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares.
Other Titles: Challenges and competences of pedagogical coordination in environments schoolchildren.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES , Dorgival Gonçalves.
Keywords: Coordenação pedagógica;Práticas educativas;Coordenações - competências;Pedagogical coordination;Educational practices;Coordinations - competences
Issue Date: 2-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Mariana Rolim Lopes. Desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho acerca dos “desafios e competências da coordenação pedagógica em ambientes escolares” tem como objeto de estudo os principais desafios encontrados pela coordenação pedagógica e as competências/atribuições necessárias para o enfrentamento de tais desafios. O objetivo geral desse trabalho foi analisar os desafios encontrados pelos coordenadores bem como as competências referenciais da coordenação pedagógica frente as relações educativas no espaço escolar. Como questão de pesquisa, essa produção incorreu pela indagação: De que modo se constitui os principais desafios e competências da coordenação pedagógica de uma escola, frente às práticas educativas cotidianas? Esse estudo se estruturou pelas seguintes categorias de análises: atribuições/função da coordenação pedagógica (Oliveira; Guimarães, 2013), o coordenador pedagógico e o cotidiano escolar (Almeida, 2010) e competências da coordenação pedagógica (Domingues, 2014). A parte empírica desse estudo se deu por meio de uma abordagem qualitativa com estudo exploratório realizado com cinco coordenadoras das escolas públicas da cidade de Cajazeiras/Paraíba, por meio de coleta de dados feita por intermédio de entrevista semiestruturada e observação. O tratamento dos dados se deu pela categorização simples por termos recorrentes, o que também oportunizou conhecer a realidade dos coordenadores quanto ao objeto dessa produção. Os principais achados desse estudo foram as inúmeras competências que são atribuídas a coordenação pedagógica, o desvio de função da coordenação, a sobrecarga desse profissional, os desafios encontrados pela coordenação para efetiva formação continuada dos docentes e o trabalho da coordenação com a participação de toda a comunidade escolar.
Abstract: This work about the “challenges and competencies of the pedagogical coordination in the educational relations in the public school” has as object of study the main challenge found by the pedagogical coordination, the competencies/assignments necessary to cope with this challenges. The general objective of this work was to analyse the challenge found by the coordinator as well as the reference skills of the pedagogical coordination front by the educational relations inside the school space. Like a research question, this production incurred by the inquiry: In what way were the main challenges and competences of the pedagogical coordination of a school constituted in front of daily educational practices? This study was structured by the following categories of analysis: assignment/function of the pedagogical coordination (Oliveira; Guimarães 2013), the pedagogical coordinator and the daily school (Almeida, 2000) and the pedagogical coordination skills (Domingues, 2014). The empirical part of this study was given by a qualitative approach with exploratory study made by five coordinators of the public school of Cajazeiras/Paraíba, by means of data collection made through a semi-structured interview and observation. The treatment of the data was given by simple categorization by recurrent terms, which also made it possible to know the coordinators' reality regarding the object of this production. The main findings of this study were the innumerable competencies which are attributed to the pedagogical coordination, the detour of function of the coordination, the overload of this professionals, the challenges found by the coordination to the efective continued formation of the teachers and the work of the coordination with the participation of the whole school community.
Keywords: Coordenação pedagógica
Práticas educativas
Coordenações - competências
Pedagogical coordination
Educational practices
Coordinations - competences
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6036
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA ROLIM LOPES OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfMariana Rolim Lopes Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2018.469.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.