Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERRAZ, N. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9817257993103934pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Adriana Salete Dantas-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, A. S. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1610316998619284pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Lúcia Santana de-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.contributor.referee2MARTINS, Maria de Fátima-
dc.contributor.referee2IDMARTINS, M. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764682036707991pt_BR
dc.description.resumoEste relatório trata de uma pesquisa realizada em um grupo de empresas do setor de confecções de Campina Grande que prestam serviços à Cooperativa de Produtos Têxteis e Afins do Algodão Colorido do Estado da Paraíba - a Coopnatural- cujos proprietários são membros cooperados. A Coopnatural trabalha exclusivamente com o algodão naturalmente colorido, matéria-prima de grande reconhecimento no mercado principalmente por seu valor sócio-ambiental. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os benefícios obtidos pelas empresas de confecções que produzem de forma cooperada as peças comercializadas sob a marca Natural Fashion, desenvolvida pela Cooperativa. Para viabilizar essa análise, uma revisão de literatura foi realizada observando temas voltados à competição e cooperação no mercado, como também em torno da estrutura do cooperativismo. Assim, a metodologia da pesquisa indica seu caráter exploratório e descritivo, utilizando-se de um estudo de caso como meio para realização desse estudo. Foram utilizados dados secundários para caracterizar o setor de confecções e dados primários obtidos com a aplicação do instrumento de pesquisa, seja, um questionário semi-estruturado. Foram pesquisadas nove empresas de confecções, todas prestadoras de serviços para a cooperativa. Como forma de tratamento dos dados, utilizou-se uma abordagem quali-quanitativa tendo em vista que as respostas objetivas foram agrupadas quantitativamente para indicar sua importância relativa e, as questões abertas receberam tratamento qualitativo, suportado pela teoria referenciada. Os resultados indicam que a cooperativa consegue obter muitos dos benefícios indicados na literatura, a exemplo de melhores condições de acesso à matéria-prima. Em relação aos benefícios obtidos individualmente pelas empresas de confecções, nem sempre os benefícios coletivamente obtidos pela cooperativa são diretamente repassados para seus cooperados, a exemplo do uso da marca, que só é permitido aos produtos comercializados pela cooperativa e não pode ser colocado nas demais linhas produzidas pelas empresas de confecções que prestam serviços a cooperativa. Outros benefícios são diretamente percebidos pelas empresas, a exemplo de capacitação profissional e suporte técnico. As análises feitas indicam que há um alto nível de convergência entre os benefícios propostos pela cooperativa e os benefícios percebidos pelas empresas de confecções, confirmando que, nesse caso, o trabalho cooperado mostra-se vantajoso para as empresas estudadas. Outro aspecto é o reconhecimento de que a forma de coordenação da Coopnatural tem garantido um bom desempenho da empresa, que é traduzido na sua contribuição para a geração de emprego e renda no mercado local e regional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleAnálise de benefícios obtidos por empresas que trabalham de forma cooperativa: um estudo de caso na coopnatural.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThis report is a survey of a group of companies in the clothing of Campina Grande providing services to the Cooperative Textile and Allied Cotton Color of the State of Paraíba - the Coopnatural-whose owners are members of cooperatives. The Coopnatural works exclusively with naturally colored cotton, the raw material from the world market mainly for its social and environmental value. The research was aimed at analyzing the benefits gained by companies that produce clothing in a cooperative way parts marketed under the brand name Natural Fashion, developed by the Cooperative. To facilitate this analysis, a literature review was performed taking subjects geared to competition and cooperation in the market, but also around the structure of the cooperative. Thus, the methodology of research indicates their exploratory and descriptive, using a case study as a means to conduct this study. Secondary data were used to characterize the apparel sector and primary data obtained through the application of this instrument, that is, a semi-structured questionnaire. We surveyed nine companies of clothing, all providing services to the cooperative. As a way of processing the data, we used a qualitative approach Quaint given that the objective responses were combined quantitatively to indicate their relative importance, and the open questions were treated qualitatively, supported by the theory referenced. The results indicate that the cooperative can obtain many of the benefits listed in the literature, like better access to raw materials. Regarding the benefits obtained by individual companies in clothing, not always the benefits collectively achieved by the cooperative are transferred directly to their members, such as the use of the mark, which is only allowed for products marketed by the cooperative and can not be placed in other lines produced by clothing companies that provide services to the cooperative. Other benefits are directly perceived by companies, like job training and technical support. The analysis carried out indicate that there is a high level of convergence between the benefits offered by the cooperative and the perceived benefits of clothing companies, confirming that in this case, the cooperative work seems advantageous for the companies studied. Another aspect is the recognition that the form of coordination of Coopnatural has guaranteed a good performance of the company, which is translated in its contribution to employment generation and income in local and regional market.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6046-
dc.date.accessioned2019-08-20T20:18:37Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-20T20:18:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectSetor de Confecçõespt_BR
dc.subjectBenefícios da Cooperaçãopt_BR
dc.subjectCooperativespt_BR
dc.subjectClothing Sectorpt_BR
dc.subjectBenefits of Cooperationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERRAZ, Natália de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of benefits obtained by cooperative companies: a case study in coopnatural.pt_BR
dc.identifier.citationFERRAZ, Natália de Almeida. Análise de benefícios obtidos por empresas que trabalham de forma cooperativa: um estudo de caso na coopnatura. 2009. 82 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6046pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATÁLIA DE ALMEIDA FERRAZ - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2009.pdfNatália de Almeida Ferraz - Relatório de Estágio Administração CH 2009467.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.