Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES, A. J.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9729894867188138pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, S. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884866393566827pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Luiz Antônio Coelho da.-
dc.contributor.referee2MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2013.tccartigo.nunes-
dc.description.resumoA gestão da educação é um dos pontos fundamentais na gestão pública e dissemina-se em várias instâncias da administração. A preocupação com a gestão da educação é cada vez mais crescente, partindo do entendimento de que o investimento em educação é um dos pilares para o desenvolvimento socioeconômico do país. Sendo assim, este trabalho pretende a partir da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Alves Campos, localizada no município do Congo-PB, avaliar como tem acontecido a execução do PPP no que diz respeito as praticas pedagógicas, identificando possíveis problemas na realização das políticas nele propostas e a, posterior, servir como orientação para a melhoria dessas propostas, resultando assim em um maior grau de eficiência na realização das propostas pedagógicas. Este trabalho é caracterizado como um estudo de caso, desenvolvido a partir de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de entrevista, além de coleta dos dados documentais. A partir da análise dos dados, podemos constatar, especialmente, que novos conceitos educacionais, presentes no PPP em questão, não estão integrados à prática cotidiana pedagógica da escola. Também que há dificuldade na articulação com outros setores da administração pública e que a própria concepção de políticas públicas fica prejudicada ou não bem compreendida por parte dos profissionais envolvidos no processo educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleGestão na educação no Congo-PB: análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Alves Campos.pt_BR
dc.date.issued2013-04-29-
dc.description.abstractThe managementof education isone of thefundamentalpointsin public administration andspreadsinvariousgovernment bodies.The concern f ormanagementeducationisincreasingly growing, on the understandingthatinvestingin education isone of the pillarsfor the socioeconomic developmentof the country. Thus, thisworkaimsatthe analysis of thePolicy Project(PPP) of theBasic State SchoolManoelAlvesCampos, located in the municipalityof Congo-PB, analyze howeducationalpolicieshave been implementedin the municipalityandwhich theoreticalpedagogicalconceptionsareadoptedfor this purpose. This workisfeaturedasa case study, developed fromdescriptivequalitativeapproachand use oftechnicalinterview, and documentarydata collection. From thedata analysis, we note especially thatneweducationalconceptspresent in thePPPin question, are notintegratedintoeverydayteachingpracticeschool. Alsothereisdifficultyinarticulationwithother sectors of thepublic administration andthevery concept ofpublicpolicyisimpairedornotwellunderstoodby the professionalsinvolvedin the educational process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6056-
dc.date.accessioned2019-08-21T13:14:32Z-
dc.date.available2019-08-21-
dc.date.available2019-08-21T13:14:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPedagogical political projectpt_BR
dc.subjectEducation managementpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Ana Jacqueline.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeManagement in education in Congo-PB: analysis of the Pedagogical Political Project of the Manoel Alves Campos State Elementary School.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Ana Jacqueline. Gestão na educação no Congo-PB: análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Alves Campos. 2013. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6056pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA JACQUELINE NUNES - TCC GESTÃO PÚBLICA 2013.pdfAna Jacqueline Nunes - TCC Gestão Pública 2013. 605.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.