Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABREU, R. S. A.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8835138930596387-
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviani Guidotti.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rosilene Lopes de.-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral conhecer como era a formação de professores no município de Cajazeiras - PB nas décadas de 70 e 80 do século XX. Metodologicamente, é uma pesquisa ancorada no método fenomenológico, na perspectiva de Prodanov e Freitas (2013). Utiliza-se a história de vida, como fonte na abordagem de Abrahão (2004). Baseia-se nos pressupostos teóricos dos seguintes autores: Gadotti (1995), Saviani (2009), Nóvoa (1992), Aranha (2006), Ghiraldelli Jr.(1994), dentre outros. O trabalho possibilitou conhecer a trajetória da educação nas décadas delimitadas e os meios utilizados para o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da educação, apesar das dificuldades de acesso às informações e materiais. Os docentes, na época alunos, apresentam fatos importantes para a compreensão do processo de formação de professores no município de Cajazeiras. Entrevistas e análises de materiais de professoras formadas nas décadas de 70 e 80, do século XX apresentam fatos que ainda são presentes em sala de aula nos dias atuais. A pesquisa ainda se remete a feminização relatada no trabalho e tão presente nos dias de hoje, a influência da mulher como docente diante da família e dos educandos. Os relatos mostram que a docência era alcançada através de muitos desafios, dentre eles: os sociais, econômicos e as questões de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980).pt_BR
dc.date.issued2019-06-27-
dc.description.abstractThis research had as general objective to know how was the formation of teachers in the municipality of Cajazeiras - PB in the decades of 70 and 80 of the twentieth century. Methodologically, it is a research anchored in the phenomenological method, from the perspective of Prodanov and Freitas (2013). Life history is used as a source in Abrahão (2004) approach. It is based on the theoretical assumptions of the following authors: Gadotti (1995), Saviani (2009), Nóvoa (1992), Aranha (2006), Ghiraldelli Jr. (1994), among others. The work allowed to know the trajectory of education in the decades delimited and the means used for teaching-learning, the development of education, despite the difficulties of access to information and materials. Teachers, then students, present important facts to understand the process of teacher training in the municipality of Cajazeiras. Interviews and analysis of teacher materials formed in the 1970s and 1980s, from the twentieth century present facts that are still present in the classroom today. The research still refers to the feminization reported in the work and so present in the present day, the influence of the woman as teacher in front of the family and the students. The reports show that teaching was achieved through many challenges, including social, economic and gender issues.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6064-
dc.date.accessioned2019-08-21T14:36:55Z-
dc.date.available2019-08-21-
dc.date.available2019-08-21T14:36:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFeminização do magistério - Cajazeiraspt_BR
dc.subjectHistória da educação - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducação - Cajazeiras - Século XXpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectFeminization of teaching - Cajazeiraspt_BR
dc.subjectHistory of Education - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducation - Cajazeiras - 20th Centurypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher reports: teacher training in the municipality of Cajazeiras - PB (1970-1980).pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Raimunda do Socorro Albuquerque de. Relatos de professoras: a formação de professores no Município de Cajazeiras - PB (1970-1980). 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIMUNDA DO SOCORRO ALBUQUERQUE DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfRaimunda do Socorro Albuquerque de Abreu. Monografia Pedagogia. CFP 2019.847.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.