Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6065
Title: Entre a compreensão e a ação: representações sociais de professoras sobre educandos com autismo na educação básica.
Other Titles: Between understanding and action: social representations of teachers about learners with autism in basic education.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, João Paulo da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
Keywords: Educação especial;Docentes de educação básica;Educandos autistas;Representações sociais - docentes;special education;Basic education teachers;Autistic learners;Social representations - teachers
Issue Date: 18-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, João Paulo da Silva. Entre a compreensão e a ação: representações sociais de professoras sobre educandos com autismo na educação básica. 2019. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Pretendemos, neste estudo, analisar as representações sociais de docentes da Educação Básica sobre os educandos com Transtorno do Espectro Autista, investigando se estas representações refletem no processo educacional destes discentes. Para isto, sistematizamos como objetivo geral: analisar as representações sociais que professoras da Educação Básica possuem sobre os educandos com Transtorno do Espectro Autista. Para o desenvolvimento desta pesquisa realizamos um estudo bibliográfico à luz de teóricos como Lemos (2016), Moreira (2011), Serra (2006), Fernandes (2003), Abric (2000) e Sá (1996), além de outros autores que contribuíram para o enriquecimento deste trabalho. No que concerne ao percurso metodológico, realizamos uma pesquisa de campo, descritiva e qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação sistemática. Nesta lógica, desenvolvemos a análise dos dados, seguindo o princípio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), adotando como teoria para análise a Teoria das Representações Sociais. Constatamos, por meio das análises dos dados, que partes das professoras representam o discente com autismo enquanto indivíduo que possui uma deficiência ou doença. Portanto, percebemos que essa dificuldade em definir o autismo ressalta a complexidade no processo de ancoragem desse transtorno para um contexto mais familiar, não havendo uma ancoragem comum entre as professoras. Descrevem também a necessidade de acolher esta criança, de dar-lhe atenção e respeitar a sua individualidade. Contudo, evidenciamos que as docentes relacionam características de outros transtornos ou deficiências com o autismo e, apenas observam as características que estão presentes nos seus alunos, não mencionam nenhuma outra que estes sujeitos não apresentam, mas que também fazem parte em pessoas que se encontram no espectro. Sendo, assim, todas as docentes afirmam que durante a graduação não houve nenhuma disciplina com discussões direcionadas à Educação Inclusiva, e que esta ausência gerou lacunas no processo de formação. Além disso, as docentes representam o processo de ensino-aprendizagem dos discentes com autismo dando foco maior ao transtorno do que à capacidade do sujeito aprendiz.
Abstract: In this study, we intend to analyze the teachers‟ social representations in basic education about students with an autism spectrum disorder, investigating whether these representations reflect in the educational process of these students. Thereunto, we systematized as a general objective: to analyze the social representations that teachers of basic education have about students with an autism spectrum disorder. To the development of this research, we conducted a bibliographical study supported by authors such as Lemos (2016), Moreira (2011), Serra (2006), Fernandes (2003), Abric (2000) e Sá (1996), and other authors who contributed to the enrichment of this work. Regarding the methodological way, we carried out field research, descriptive and qualitative, using as data collection instruments the semi-structured interview and systematic observation. In this perspective, we developed data analysis, following the principle of content analysis proposed by Bardin (1977), adopting the social representations theory to analysis it. We verified, through the analysis of the data, that parts of the teachers represent the student with autism as an individual who has a disability or disease. Therefore, we perceive that this difficulty in defining autism emphasizes the complexity in the process of anchoring this disorder to a more familiar context, with no common anchorage among the teachers. They also describe the need to receive this child, to pay attention and to respect their individuality. However, we evidenced that the educator relates characteristics of other disorders or deficiencies with autism and, only observe the characteristics that are present in their students, do not mention any other that these subjects do not present, but they are also part of people who are in the spectrum. Thereby, all educators affirm that during graduation there was no discipline with discussions directed to inclusive education and that this absence generated gaps in the formation process. Moreover, the educators represent the teaching-learning process of students with autism giving greater focus to the disorder than to the learner's ability.
Keywords: Educação especial
Docentes de educação básica
Educandos autistas
Representações sociais - docentes
special education
Basic education teachers
Autistic learners
Social representations - teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6065
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PAULO DA SILVA BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfJoão Paulo da Silva Barbosa. Monografia Pedagogia. CFP 2019.498.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.