Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, M. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0445143526670445pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Luísa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Kássia Mota de.-
dc.description.resumoEsta pesquisa possuiu como tema de estudo a música na educação da infância e o investigou a partir do seguinte problema: o que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância? Nesse sentido, seu objetivo geral foi compreender o que pode ensinar esse repertório, tendo adotado os seguintes objetivos específicos: elencar o repertório de canções da educação da infância; identificar os temas e os enunciados emitidos nessas canções; e apontar os ensinamentos possíveis empreendidos pelo repertório musical da educação da infância. Sua metodologia se valeu de um levantamento das canções mais utilizadas por cinco professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras – PB e da análise do conteúdo das mensagens dessas canções, a partir da operacionalização das técnicas de análise temática e de enunciação na perspectiva de Bardin (1977). Como resultado, o estudo possibilitou a identificação de uma série de temas e enunciados capazes de viabilizar aprendizagens sobre os papeis, comportamentos e atitudes masculinos e femininos, sobre a afetividade e os cuidados de si e sobre aspectos ligados à sobrevivência, tangenciando assuntos potenciais à educabilidade dos sujeitos infantis como: casamento; submissão afetiva feminina; lugar social; liberdade; solidão e sentido da vida; padrões de beleza; higiene pessoal; trabalho doméstico; naturalização da violência; disseminação do medo; maus tratos aos animais; castigo como corretivo disciplinar; mentira; desobediência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?pt_BR
dc.date.issued2019-06-26-
dc.description.abstractThis research had as theme of study the music in childhood education and investigated it from the following problem: What can teach the musical repertoire of/in childhood education? In this sense, its general objective was to understand what can teach this repertoire, having adopted the following specific objectives: to list the repertoire of songs of childhood education; identify the themes and utterances emitted in these songs; and to point out the possible teachings undertaken by the musical repertoire of childhood education. Its methodology was based on a survey of the songs most used by five teachers of Early Childhood Education in the public school of the city of Cajazeiras – PB and the analysis of the content of the messages of these songs, starting from the operationalization of the techniques of thematic analysis and enunciation from the perspective of Bardin (1977). As a result, the study allowed the identification of a series of themes and statements capable of making possible learning about masculine and feminine roles, behaviors and attitudes, affectivity and self-care, and aspects related to survival, passing through matters with the ability to educate children, such as: marriage; female affective submission; social place; freedom; solitude and meaning of life; beauty standards; personal hygiene; housework; naturalization of violence; spread of fear; ill-treatment of animals; punishment as corrective disciplinary; lie; disobedience.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6067-
dc.date.accessioned2019-08-21T15:49:23Z-
dc.date.available2019-08-21-
dc.date.available2019-08-21T15:49:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducação da infância-repertório de cançõespt_BR
dc.subjectCanções Infantispt_BR
dc.subjectMúsica na educação da infânciapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectChildhood Education - Song Repertoirept_BR
dc.subjectChildren's Songspt_BR
dc.subjectMusic in early childhood educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Marcos Adan dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWhat can teach the musical repertoire of/in early childhood education?pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Marcos Adan dos Santos. O que pode ensinar o repertório musical da/na educação da infância?. 2019. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCOS ADAN DOS SANTOS MELO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfMarcos Adan dos Santos Melo. Monografia Pedagogia. CFP 2019.480.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.