Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6070
Title: A educação ambiental como processo inicial na constituição de escolas sustentáveis: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Cândido de Oliveira.
Other Titles: Environmental education as an initial process in the constitution of sustainable schools: The case of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Maria Cândido de Oliveira.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Jennyffer Batista de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FLORENTINO, Hugo da Silva.
Keywords: Processos Educativos;Educação Ambiental;Escolas Sustentáveis;Educational Processes;Environmental Education;Sustainable Schools
Issue Date: 23-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Jennyffer Batista de. A educação ambiental como processo inicial na constituição de escolas sustentáveis: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Cândido de Oliveira. 2015. 96f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A constituição de Escolas Sustentáveis na educação pública, ao tempo em que se encontra nas orientações oficiais do MEC, representa aos educadores um desafio à sua prática docente. A Educação Ambiental no espaço escolar contribui para a formação de pessoas na perspectiva da sustentabilidade humana e ambiental e formar sujeitos ecológicos é uma das metas da educação neste século. Este trabalho teve como objetivo compreender a Educação Ambiental como processo pedagógico mediador na construção de Escolas Sustentáveis. A pesquisa foi realizada em uma Escola pública no interior da Paraíba entre os meses outubro de 2014 a julho de 2015. Adotamos a pesquisa-ação colaborativa como estratégia metodológica. Foram realizadas observações, análises de documentos, aplicação de enquetes e realização de palestra, além de oficinas pedagógicas mediadas por temas transversais voltados às questões ambientais. As oficinas envolveram modalidades didáticas como: aulas expositivas e dialogadas, práticas de Educação Ambiental com confecção de cartazes e estudos contextualizados. Como resultados, as questões ambientais foram inseridas no Projeto Político Pedagógico, percebemos que os docentes são acessíveis a contribuírem com práticas ecológicas voltadas à sustentabilidade. Os estudantes se envolveram e demonstraram motivação e empenho. Entendemos que a implementação de atividades voltadas ao cuidar do meio ambiente escolar, imprime um perfil sustentável e é viável de sua efetivação. As práticas educativas e a constituição de uma escola sustentável é responsabilidade da comunidade e dos educadores envolvidos com uma formação de qualidade na educação básica.
Abstract: The establishment of Sustainable Schools in public education, once it is present in the MEC (Brazilian Ministry of Education) official guidelines, represents to the educators a challenge to the teaching practice. Environmental Education in school contributes to the formation of people in the perspective of human and environmental sustainability, and forming ecological individuals is one of the educational goals in this century. This paper aimed to understand Environmental Education as a mediating pedagogical process in the construction of Sustainable Schools. The research was carried out in a public school in the countryside of Paraíba state from October 2014 to July 2015. The collaborative action-research was adopted as a methodological strategy. Observations, documental analyses, use of interview and fulfillment of lectures as well as pedagogical workshops mediated by cross-sectional themes regarding the environmental issues were accomplished. The workshops involved didactic modalities, such as: lectures, classes based on dialogue, practices of Environmental Education with production of posters and contextualized studies. As results, the environmental issues were part of the Pedagogical Political Project. We perceived, thus, that the teachers are willing to contribute to ecological practices whose focus is on sustainability. The students got involved and demonstrated motivation and endeavor. We noticed that the implementation of activities in regard to taking care of the school environment provides a sustainable profile, and its effectiveness becomes viable. Educational practices and the establishment of a sustainable school are responsibility of the community and the educators involved in a qualified formation of basic education
Keywords: Processos Educativos
Educação Ambiental
Escolas Sustentáveis
Educational Processes
Environmental Education
Sustainable Schools
???metadata.dc.subject.cnpq???: Biologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6070
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JENNYFFER BATISTA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. CFP 2015.pdfJennyffer Batista de Oliveira. Monografia Ciências Biológicas. CFP 2015.2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.