Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073
Title: A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.
Other Titles: Contextualized education in the schooling process: a study on the conceptions of high school educators at Senador José Gaudêncio School.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Jacira Ribeiro da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTEIRO, José Marciano.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GONÇALVES, Ranoel de Sousa.
Keywords: Educação;Contextualização;Ensino Médio;Education;Contextualization;High school
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Jacira Ribeiro da. A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio. 2011. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar as concepções de um grupo de educadores do ensino médio da Escola Estadual Senador Jose Gaudêncio da cidade de Serra Branca- PB em torno do tema "Educação Contextualizada", bem como, identificar os principais obstáculos a inserção da educação contextualizada na sua pratica pedagógica. Para tanto, utilizou-se como método e procedimento a pesquisa qualitativa de caráter descritivo, focando os sujeitos envolvidos na pesquisa de entrevista semi-estruturada, questionário e observação participativa. Como marco teórico fez-se uso dos seguintes autores: Martins (2006), Libâneo (1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brasil (1998), alem dos documentos oficiais do PCNEM (1999), entre outros. Da analise dos resultados chegamos as considerações de que não há por parte dos educadores, uma compreensão nítida sobre Educação Contextualizada, bem como em relação as suas praticas pedagógicas predominam distanciamento das situações problema cotidianas, centradas na enfase conceitual. Os resultados da pesquisa indicam que e grande o desafio de trabalhar de maneira contextualizada na escola, pois poucos educadores se aproximam do contexto social dos educandos na hora de trabalhar os conteúdos em sala de aula.
Abstract: This monograph aims to investigate the conceptions of a group of high school educators from State Senator Joseph School Gaudencio the city of Sierra White-PB around the theme "Education Contextualized" as well as to identify the main obstacles to the insertion of contextualized education in their teaching. For this purpose, we used as a method and procedure of a descriptive qualitative research, focusing on the subjects involved in research on semi-structured interviews, questionnaires and participant observation. As a theoretical framework was made use of the following authors: Martins (2006), Lebanon (1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brazil (1998), and official documents in the PCNEM (1999), among others. Analysis of the results of the considerations that come there from educators, a clear understanding Contextual Education, as well as in relation to their teaching practices predominate distance from everyday problem situations, focusing on conceptual emphasis. The survey results indicate that the challenge is great to work in context in school, because few educators approach the social background of students in the contents of working hours in the classroom
Keywords: Educação
Contextualização
Ensino Médio
Education
Contextualization
High school
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACIRA RIBEIRO DA SILVA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdfJacira Ribeiro da Silva - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011376.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.