Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.advisor1IDMONTEIRO, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.contributor.referee1FURTADO, Quézia Vila Flor.-
dc.contributor.referee2GONÇALVES, Ranoel de Sousa.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva3-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar as concepções de um grupo de educadores do ensino médio da Escola Estadual Senador Jose Gaudêncio da cidade de Serra Branca- PB em torno do tema "Educação Contextualizada", bem como, identificar os principais obstáculos a inserção da educação contextualizada na sua pratica pedagógica. Para tanto, utilizou-se como método e procedimento a pesquisa qualitativa de caráter descritivo, focando os sujeitos envolvidos na pesquisa de entrevista semi-estruturada, questionário e observação participativa. Como marco teórico fez-se uso dos seguintes autores: Martins (2006), Libâneo (1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brasil (1998), alem dos documentos oficiais do PCNEM (1999), entre outros. Da analise dos resultados chegamos as considerações de que não há por parte dos educadores, uma compreensão nítida sobre Educação Contextualizada, bem como em relação as suas praticas pedagógicas predominam distanciamento das situações problema cotidianas, centradas na enfase conceitual. Os resultados da pesquisa indicam que e grande o desafio de trabalhar de maneira contextualizada na escola, pois poucos educadores se aproximam do contexto social dos educandos na hora de trabalhar os conteúdos em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThis monograph aims to investigate the conceptions of a group of high school educators from State Senator Joseph School Gaudencio the city of Sierra White-PB around the theme "Education Contextualized" as well as to identify the main obstacles to the insertion of contextualized education in their teaching. For this purpose, we used as a method and procedure of a descriptive qualitative research, focusing on the subjects involved in research on semi-structured interviews, questionnaires and participant observation. As a theoretical framework was made use of the following authors: Martins (2006), Lebanon (1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brazil (1998), and official documents in the PCNEM (1999), among others. Analysis of the results of the considerations that come there from educators, a clear understanding Contextual Education, as well as in relation to their teaching practices predominate distance from everyday problem situations, focusing on conceptual emphasis. The survey results indicate that the challenge is great to work in context in school, because few educators approach the social background of students in the contents of working hours in the classroompt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073-
dc.date.accessioned2019-08-21T18:18:35Z-
dc.date.available2019-08-21-
dc.date.available2019-08-21T18:18:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jacira Ribeiro da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContextualized education in the schooling process: a study on the conceptions of high school educators at Senador José Gaudêncio School.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jacira Ribeiro da. A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio. 2011. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACIRA RIBEIRO DA SILVA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdfJacira Ribeiro da Silva - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011414.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.