Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, M. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964593101151807pt_BR
dc.contributor.referee1FURTADO, Quézia Vila Flor.-
dc.contributor.referee2DINIZ, Paulo César Oliveira.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.ferreira0-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva refletir sobre a organização do trabalho pedagógico nas classes multisseriadas, especificamente nas escolas rurais do município de Sumé na Paraíba, bem como compreender quais as dimensões presentes nestas praticas e evidenciar as dificuldades de se vivenciar uma pratica de educação contextualizada diante da inexistência de uma proposta pedagógica especifica para as classes multisseriadas do campo como politica publica. Porque embora seja adotada a Escola Ativa na Rede de Ensino, esse projeto contribui para uma inovação na metodologia da sala de aula, todavia, não possibilita um processo de contextualização do conhecimento na perspectiva da convivência. Buscamos com o estudo, contribuir para ampliação das possibilidades de releitura do trabalho pedagógico com essas classes para uma contextualização da educação para a convivência no semiárido brasileiro. Foram utilizados como métodos de investigação os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação, o questionário, entrevistas, analise documental e o diário de campo. As categorias teóricas que orientaram o olhar sobre o objeto de pesquisa foram: organização do trabalho pedagógico e educação contextualizada. Os resultados sinalizam no sentido de se construir uma relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de estudantes, como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo de se considerar a criatividade e a motivação que cada professor possui em organizar o trabalho pedagógico na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the organization of educational work in multigrade classes, especially in rural schools in the municipality of Paraiba Sume, and understand what the dimensions present in these practices and highlight the difficulties of a practical educational experience on the lack of contextual specifies a pedagogical proposal for multigrade classes as a public policy field. Because although it is adopted in the Active School Education Network, this project contributes to innovation in classroom methodology, however, does not allow a process of contextualization of knowledge from the perspective of coexistence. We seek to study, contribute to increasing the possibilities for reinterpretation of the pedagogical work with these classes to contextualization of education for coexistence in semi-arid region. Were used as methods of research the following research tools: observation, questionnaires, interviews, document analysis and field journal. The categories we directed our gaze on the object of research were: the organization of educational work and education context. The results point towards building a working relationship that allows educational heterogeneity of the student group, as a positive trigger and relationships / interactions and autonomous cooperatives, positioning itself in front of the restless and curious knowledge, in order to appropriate, question, to rebuild and produce other knowledge in a dynamic and creative considering creativity and motivation that each teacher has to organize the educational work in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074-
dc.date.accessioned2019-08-21T18:43:59Z-
dc.date.available2019-08-21-
dc.date.available2019-08-21T18:43:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectClasses Multisseriadapt_BR
dc.subjectOrganização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectMulti-Classespt_BR
dc.subjectPedagogical Work Organizationpt_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Maysa Diniz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe organization of pedagogical work in multi-grade schools: seeking to do differently.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Maysa Diniz. A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. 2011. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYSA DINIZ FERREIRA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2011.pdfMaysa Diniz Ferreira - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 20111.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.