Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074
Title: A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente.
Other Titles: The organization of pedagogical work in multi-grade schools: seeking to do differently.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Maysa Diniz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DINIZ, Paulo César Oliveira.
Keywords: Classes Multisseriada;Organização do Trabalho Pedagógico;Educação Contextualizada;Multi-Classes;Pedagogical Work Organization;Contextualized Education
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Maysa Diniz. A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. 2011. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetiva refletir sobre a organização do trabalho pedagógico nas classes multisseriadas, especificamente nas escolas rurais do município de Sumé na Paraíba, bem como compreender quais as dimensões presentes nestas praticas e evidenciar as dificuldades de se vivenciar uma pratica de educação contextualizada diante da inexistência de uma proposta pedagógica especifica para as classes multisseriadas do campo como politica publica. Porque embora seja adotada a Escola Ativa na Rede de Ensino, esse projeto contribui para uma inovação na metodologia da sala de aula, todavia, não possibilita um processo de contextualização do conhecimento na perspectiva da convivência. Buscamos com o estudo, contribuir para ampliação das possibilidades de releitura do trabalho pedagógico com essas classes para uma contextualização da educação para a convivência no semiárido brasileiro. Foram utilizados como métodos de investigação os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação, o questionário, entrevistas, analise documental e o diário de campo. As categorias teóricas que orientaram o olhar sobre o objeto de pesquisa foram: organização do trabalho pedagógico e educação contextualizada. Os resultados sinalizam no sentido de se construir uma relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de estudantes, como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo de se considerar a criatividade e a motivação que cada professor possui em organizar o trabalho pedagógico na sala de aula.
Abstract: This work aims to reflect on the organization of educational work in multigrade classes, especially in rural schools in the municipality of Paraiba Sume, and understand what the dimensions present in these practices and highlight the difficulties of a practical educational experience on the lack of contextual specifies a pedagogical proposal for multigrade classes as a public policy field. Because although it is adopted in the Active School Education Network, this project contributes to innovation in classroom methodology, however, does not allow a process of contextualization of knowledge from the perspective of coexistence. We seek to study, contribute to increasing the possibilities for reinterpretation of the pedagogical work with these classes to contextualization of education for coexistence in semi-arid region. Were used as methods of research the following research tools: observation, questionnaires, interviews, document analysis and field journal. The categories we directed our gaze on the object of research were: the organization of educational work and education context. The results point towards building a working relationship that allows educational heterogeneity of the student group, as a positive trigger and relationships / interactions and autonomous cooperatives, positioning itself in front of the restless and curious knowledge, in order to appropriate, question, to rebuild and produce other knowledge in a dynamic and creative considering creativity and motivation that each teacher has to organize the educational work in the classroom.
Keywords: Classes Multisseriada
Organização do Trabalho Pedagógico
Educação Contextualizada
Multi-Classes
Pedagogical Work Organization
Contextualized Education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYSA DINIZ FERREIRA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2011.pdfMaysa Diniz Ferreira - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 20111.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.