Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6075
Title: A influência da prática pedagógica da UMEIEF Rodolfo Santa Cruz nas atividades educativas e produtivas da AMUABAS no Sítio Pitombeira, Sumé-PB.
Other Titles: The influence of the pedagogical practice of UMEIEF Rodolfo Santa Cruz on the educational and productive activities of AMUABAS in Sítio Pitombeira, Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Aparecida de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA, Sônia Maria Lira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: WANDERLEY, Alba Cleide Calado.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ROSSI, Silvio José.
Keywords: Educação Contextualizada;Prática pedagógica;Sustentabilidade. Convivência com o Semiárido;Contextualized Education;Pedagogical practice;Sustainability. Living with the Semiarid
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Aparecida de Sousa. A influência da prática pedagógica da UMEIEF Rodolfo Santa Cruz nas atividades educativas e produtivas da AMUABAS no Sítio Pitombeira, Sumé-PB. 2011. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições que a prática pedagógica voltada para a convivência com o semiárido pode trazer para os estudantes, para suas famílias, para a associação e a comunidade como um todo, fomentando estratégias e ações de convivência com a região, pautada em princípios de sustentabilidade. O estudo foca a relação entre a prática pedagógica da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz e as atividades educativas e produtivas da AMUABAS - Associação dos Moradores e Usuários de Água da Bacia do Açude Sumé, no Sítio Pitombeira, no Município de Sumé-PB. Levanta-se a hipótese de até que ponto a prática pedagógica desenvolvida na UMEIEF Rodolfo Santa Cruz tem influenciado o trabalho educativo e produtivo desenvolvido pela associação de moradores daquela comunidade. Assim, este trabalho visa reconhecer que uma prática pedagógica contextualizada para convivência com o semiárido é o caminho para a construção de uma proposta de educação que possa responder às expectativas e anseios das pessoas que habitam o Semiárido nordestino.
Abstract: This research hás the aim of presenting the contributions of educational practices towards the living in the semi arid region in the Northeast of Brazil among the students, families, associations and the community as a whole, fomenting strategies and actions following the sustentability approach. This study focus relationship between educational practices at Drive Municipal Kindergarten and Elementary School Rodolofo Santa Cruz and educational and productive activities at AMUABAS – the association of residents and users of Sumé Pond in the countryside at Sumé town in Cariri region at state of Paraiba in the Northeast of Brazil. We raise the question about the influences of educational practices developed at UMEIEF Rodolfo Santa Cruz to contributing with the community work at the association. Thus, this work shows that contextualized educational practice for the semi arid is solution to build an educational proposal that may correspond the expectations of the inhabitants of the semi arid region at Northeast of Brazil.
Keywords: Educação Contextualizada
Prática pedagógica
Sustentabilidade. Convivência com o Semiárido
Contextualized Education
Pedagogical practice
Sustainability. Living with the Semiarid
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6075
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA DE SOUSA SILVA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011..pdfMaria Aparecida de Sousa Silva - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011. 4.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.