Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6081
Title: Aprendizagem cooperativo-colaborativa: uma abordagem na engenharia química.
Other Titles: Cooperative-collaborative learning: an approach in chemical engineering.
???metadata.dc.creator???: NEVES, Tássila Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS, Luis Gonzaga Sales.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VIEIRA, Fernando Fernandes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS FILHO, Francisco Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, José Nilton.
Keywords: Aprendizagem Cooperativa-Colaborativa (ACC);Indicadores MBTI e ILS;Ensino Superior;Cooperative Learning-Collaborative (ACC);Indicators MBTI and ILS;Higher Education
Issue Date: 6-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEVES, T. P. Aprendizagem cooperativo-colaborativa: uma abordagem na engenharia química. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6081
???metadata.dc.description.resumo???: O professor do ensino superior é considerado um especialista no seu campo de conhecimento, porém não necessariamente domina a área educacional pedagógica. Em geral, o docente prepara a aula de modo a deixa-lo bem articulado com o conteúdo sem se preocupar com o aprendizado dos alunos. Pesquisas realizadas pela Stanford University (2001) comprovam que a atenção humana permanece focada em um assunto por tempo inferior a cinquenta minutos, no entanto, eles sugerem a utilização de recursos e técnicas para tornar as aulas mais proveitosas. Diante disso, o presente trabalho propôs a verificação e utilização da Metodologia Cooperativa-Colaborativa (ACC) como ferramenta de auxílio para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e participativas, bem como o estudo dos fatores personalidade e estilo de aprendizagem na interferência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Engenharia Química da UFCG. Para tal, estruturou-se o estudo em quatro etapas. A primeira consiste na verificação da aplicabilidade da metodologia ACC, seguida do processo de intervenção em turmas distintas do curso de Engenharia Química. A terceira etapa buscou o estudo das personalidades por meio dos indicadores MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) e a última parte é compreendida pelo estudo dos Estilos de Aprendizagem com Indicadores ILS (Index of Learning Styles). A pesquisa demonstrou a ser possível a aplicação da metodologia ACC no âmbito universitário, proporcionando novas abordagens acadêmicas, novas formas de relacionamento do aluno com o ambiente escolar, novas formas de relacionar teorias com problemas e novas formas de pensar. A pesquisa revelou ainda que as personalidades MBTI podem ou não influenciar no aprendizado dos alunos, não sendo esse um fator determinante. No entanto, observou-se que o modo como os conteúdos são abordados e ministrados em sala de aula pelo professor possui um fator de impacto maior de interferência na aprendizagem do aluno, indicando que a forma de lecionar do docente pode contribuir positivamente ou negativamente para o processo de ensino-aprendizagem do aluno.
Abstract: Professor of higher education is considered an expert in your field of knowledge, but not necessarily dominates the area pedagogical education. In General, the teacher prepares the class so as to leave him well articulated with the content without worrying about the student learning. Research conducted by Stanford University (2001) show that the human attention remains focused on a subject by less than 50 minutes, however, they suggest the use of resources and techniques to make the lessons more fruitful. Given this, this paper proposed the verification and use of Cooperative-Collaborative Methodology (ACC) as a tool to aid the development of more dynamic and participatory classes, as well as the study of the personality and style of learning on interference in the teaching-learning process of students on the course of chemical engineering of the UFCG. To this end, structured the study in four steps. The first consists in the verification of the applicability of the methodology followed by the ACC intervention process in different classes of the course of chemical engineering. The third stage sought the study of personalities through the MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) and the last part is understood by the study of learning styles with indicators ILS (Index of Learning Styles). The research demonstrated to be possible the application of the methodology within ACC, providing new academic approaches, new forms of relationship of the student with the school environment, new forms of relating theories with problems and new ways of thinking. The research also revealed that the MBTI personalities may or may not influence on student learning, which is not a determining factor. However, it was observed that the way in which the contents are discussed and taught in the classroom by the teacher has a greater impact factor of interference in student learning, indicating that the way to teach the teacher can contribute positively or negatively to the teaching-learning process of the student.
Keywords: Aprendizagem Cooperativa-Colaborativa (ACC)
Indicadores MBTI e ILS
Ensino Superior
Cooperative Learning-Collaborative (ACC)
Indicators MBTI and ILS
Higher Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Química
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6081
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÁSSILA PEREIRA NEVES – DISSERTAÇÃO (PPGEQ) CCT 2018.pdfTássila Pereira Neves– DISSERTAÇÃO (PPGEQ) CCT 20184.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.