Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6082
Title: Iniciação a docência através do PIBID/Pedagogia: desafio e possibilidades no ensino superior.
Other Titles: Initiation to teaching through PIBID/Pedagogy: challenge and possibilities in higher education.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Maria Josenilda Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
Keywords: Aprendizagem da docência;Formação de professores;PIBID;Teaching Learning;Teacher Training
Issue Date: 16-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Maria Josenilda Oliveira. Iniciação a docência através do PIBID/Pedagogia: desafio e possibilidades no ensino superior. 2018. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho intitulado Iniciação a docência através do PIBID/Pedagogia: desafios e possibilidades no ensino superior, tem como objetivo analisar os principais desafios e possibilidades apontadas por ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. Para a pesquisa, utilizamos como recurso metodológico um questionário com 8 (oito) perguntas, tendo como sujeitos cinco ex-bolsistas do PIBID do Curso de Pedagogia. O trabalho está estruturado em cinco capítulos, sendo o primeiro a introdução em que apresentamos a aproximação com o tema estudado; no segundo tratamos sobre a formação e a iniciação à docência; no terceiro capítulo temos os procedimentos metodológicos; no quarto capítulo temos a análise da pesquisa, dividida em dois eixos temáticos assim descritos Aprendizagem da docência através do PIBID/pedagogia: repensar a relação teoria- prática; Desafios encontrados durante a formação docente no curso de pedagogia e a relação com a profissão. O primeiro, trata das aprendizagens através do programa e a relação teoria-prática e no segundo eixo dissertamos sobre os desafios encontrados durante a formação docente no Curso de Pedagogia, a partir das reflexões suscitadas pelas participantes da pesquisa e por último as considerações finais que nos fizeram entender que muitos graduandos, do Curso de Pedagogia, saem da universidade com inúmeras dificuldades para lidar com a rotina escolar, principalmente considerando suas mais diversificadas especificidades e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID oportuniza aos bolsistas uma melhor preparação para o seu futuro campo de atuação, fazendo com que os licenciandos do curso tenham a oportunidade de refletir sobre as teorias estudadas e discutam a importância da relação Universidade-Escola.
Abstract: The present work titled Teaching initiation through PIBID/Pedagogy: challenges and possibilities in higher education, aims to analyze the main challenges and possibilities pointed out by former scholarship recipients of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID / Pedagogy at the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus. For this research, we used a questionnaire with 8 (eight) questions as a methodological resource; we also used five former scholarship recipients from PIBID of the Pedagogy Course as subjects. The work is structured in five chapters: the first one is the introduction in which we present the approach to the studied theme; in the second one, we plotted the teaching training and initiation; in the third chapter, we have the methodological procedures; in the fourth chapter, we presented the analysis of the research, divided into two thematic axes described as Teaching apprenticeship through PIBID / pedagogy: rethinking the theory-practice relationship; and Challenges encountered during teacher training in the pedagogy course and the relationship with the profession. The first one deals with learning through the program and the theory-practice relationship; in the second axis we discussed about the challenges encountered during teacher training in the Pedagogy Course, based on the reflections raised by participants of our research. At last, we have a chapter for our final considerations which helped us to realize that many of the graduates from Pedagogy Course leave university with several difficulties to deal with the school routine, especially considering their diversified specificities. We could also attest that the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) gives the scholarship holders a better preparation for their future field of activities, it offers to the Pedagogy graduates the opportunity to reflect on the theories studied and to discuss the importance of the University-School relationship.
Keywords: Aprendizagem da docência
Formação de professores
PIBID
Teaching Learning
Teacher Training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6082
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSENILDA OLIVEIRA BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfMaria Josenilda Oliveira Batista. Monografia Pedagogia. CFP 2018. 491.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.