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dc.creator.IDOLIVEIRA, P.S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0488298788690948pt_BR
dc.contributor.advisor1BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.-
dc.contributor.advisor1IDBANDEIRA, L.K.R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287372115692478pt_BR
dc.contributor.referee1CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.-
dc.contributor.referee1IDCÂNDIDO, G.A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2771934125977891pt_BR
dc.contributor.referee2MOREIRA, Vinícius Farias.-
dc.contributor.referee2IDMOREIRA, V.F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3481559213937969pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou conhecer o perfil empreendedor da mulher atuante no setor tecnológico de varejo da cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, buscou analisar as características empreendedoras, identificar as dificuldades e os desafios enfrentados, e verificar se houve empreendedorismo por necessidade ou por oportunidade dentre as mulheres do ramo entrevistadas. A fundamentação teórica procurou debater aspectos relacionados ao empreendedorismo, mostrando os principais conceitos e abordagens, contextualizando a inserção feminina no setor em estudo. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, com cinco mulheres que estivessem à frente do próprio negócio há mais de cinco anos, podendo ser sócias ou não. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas, utilizando um roteiro semiestruturado. Os relatos foram gravados, transcritos e tabulados. A análise de dados obedeceu à técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam haver semelhança de características entre as empreendedoras analisadas neste estudo com resultados observados em outros estudos, tais como: perfil empreendedor, concretização de um sonho; capacidade de transformar ideias e expectativas em realidade. Verificou-se que as entrevistadas não foram movidas pela necessidade, e sim pela oportunidade, pela paixão e por gostarem do que fazem. Por fim, foram feitas sugestões para estudos futuros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleEmpreendedorismo feminino: análise do perfil das mulheres empreendedoras no setor tecnológico em Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe present study sought to understand the profile woman entrepreneur active in the retail technology sector in the city of Campina Grande-PB. Therefore, we sought to analyze the entrepreneurial characteristics, identify the difficulties and challenges faced, and see if there entrepreneurship by necessity or opportunity among women interviewed branch. The theoretical sought to discuss aspects related to entrepreneurship, showing key concepts and approaches, contextualizing the inclusion of women in the sector under study. To achieve the proposed objectives we conducted a qualitative, descriptive, with five women who were ahead of their own business for over five years and may be members or not. Data collection was through interviews using a semi-structured. The stories were recorded, transcribed and tabulated. The data analysis followed the technique of content analysis. The results indicate a similarity between entrepreneurial characteristics analyzed in this study with results observed in other studies, such as entrepreneurial, a dream come true; ability to transform ideas and expectations into reality. It was found that the interviewees were not moved by need, but by chance, passion and like what they do. Finally, suggestions were made for future studies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6086-
dc.date.accessioned2019-08-21T20:25:01Z-
dc.date.available2019-08-21-
dc.date.available2019-08-21T20:25:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo femininopt_BR
dc.subjectPerfil empreendedorpt_BR
dc.subjectSetor tecnológico de varejopt_BR
dc.subjectFemale entrepreneurshippt_BR
dc.subjectEntrepreneur profilept_BR
dc.subjectRetail sector technologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Priscila Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFemale Entrepreneurship: analysis of the profile of women entrepreneurs in the technology sector in Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Priscila Silva. Empreendedorismo feminino: análise do perfil das mulheres empreendedoras no setor tecnológico em Campina Grande. 2012. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6086pt_BR
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