Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091
Title: Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.
Other Titles: Interorganizational Cooperation: A Case Study In the Network Compre Mais de Supermercados.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Clebson Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
Keywords: Redes de cooperação;Ganhos competitivos;Motivos;Concretização;Cooperation networks;Gains competitive;Reasons;Achievement
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Clebson Ferreira da. Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. 2012. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O conceito de Redes empresariais se compromete em colocar as organizações em uma perspectiva mais dinâmica que possibilita uma distribuição dos riscos e um ganho de competitividade, uma vez que se dividem as incertezas dos mercados com os agentes e obtém uma complementaridade de competências. Pensando nisso, o presente trabalho buscou identificar os ganhos competitivos obtidos pelas empresas que compõem a Rede Compre Mais de Supermercados, através do modelo de ganhos competitivos em Redes de Cooperação de Verschoore e Balestrin (2008). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a qual foi conduzida sob a forma de um estudo de caso, através da aplicação de questionários. Os resultados de uma maneira geral demonstraram índices positivos para os participantes que atingiram os objetivos esperados ao aderir à rede. A pesquisa possibilitou a identificar os principais motivos para participar os ganhos competitivos adquiridos e a concretização dos motivos e vantagens esperados. Todavia, essas aplicações precisam ser melhoradas ou aprimoradas para que a Rede Compre de Supermercados possa utilizá-las para atrair novos membros e também geras ganhos maiores para a rede. Por fim, foram propostas algumas ações para possibilitar a melhoria dos ganhos em redes de cooperação e para que a satisfação dos membros seja amplamente atendida e a organizações obtenham resultados competitivos.
Abstract: The concept of network business is committed to putting the organization in a more dynamic perspective that allows a distribution of risks and gain competitiveness, since they divide the uncertainties of markets with agents and get a complementarity of skills. Thinking about it, this study sought to identify the competitive gains achieved by the companies that make up the Network Buy More Supermarkets, through the model of competitive gains Networks Cooperation Balestrin and Verschoore (2008). The research is characterized as exploratory and descriptive, which was conducted in the form of a case study through questionnaires. The results generally showed positive results for participants who achieved the goals expected to join the network. The research allowed to identify the main reasons to participate competitively procured gains and achieving the expected benefits and reasons. However, these applications need to be improved or enhanced to the Network Shop Supermarkets can use them to attract new members and also you generate greater profits for the network. Finally, some actions have been proposed to enable the improvement of earnings in collaborative networks and to the satisfaction of the members is widely attended and organizations to achieve competitive results.
Keywords: Redes de cooperação
Ganhos competitivos
Motivos
Concretização
Cooperation networks
Gains competitive
Reasons
Achievement
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLEBSON FERREIRA DA SILVA-TCC ADMINISTRAÇÃO 2012..pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.